PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILLA PEREIRA SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILLA PEREIRA SOARES
DATA: 26/07/2022
LOCAL: Online (https://meet.google.com/vzk-jmrc-hxq)
TÍTULO: FORNO SOLAR DO TIPO CAIXA: ANÁLISE DAS CARGAS AMBIENTAIS ASSOCIADAS A UM PROTÓTIPO
PALAVRAS-CHAVES:
RESUMO: Diante da falta de autonomia energética voltadas para a alimentação, por um lado, e das precárias condições de saúde e da qualidade de vida, somado às mudanças climáticas, por outro, uma alternativa que está no foco das investigações são os fogões e os fornos solares, ou seja, o uso de dispositivos que por meio da energia solar captada, direta ou indiretamente, aquece e/ou cozinha alimentos. Ao redor do mundo, os fornos solares são uma estratégia para cozimento que já vem sendo utilizada, como saída para as dificuldades enfrentadas por algumas populações. Nesse sentido, entende-se que o estudo investigativo dos fornos solares se converte num tema relevante para o curso de Pós-graduação em Energias renováveis, mantendo sinergia com as discussões contemporâneas na área e com o momento de crise energética que assola o planeta, cumprindo assim o papel social que a pesquisa deve desempenhar junto à sociedade. O objetivo geral deste estudo é quantificar as emissões de gases de efeito estufa associadas a construção e operação de um forno solar do tipo caixa. O protótipo do forno está em operação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os objetivos específicos são: i) Construir o inventário para o protótipo do forno solar do tipo caixa por meio de visitas técnicas à UFRN; ii) Aplicar a metodologia da avaliação de ciclo de vida ao forno solar para quantificar as emissões de gases de efeito estufa; iii) Realizar análises de sensibilidade para diferentes tipos de materiais, e iv) Analisar o potencial de mitigação de mudanças climáticas associado ao uso do forno solar.
Presidente - 2991228 - MONICA CARVALHO
Externo à Instituição - ANDRÉA OLIVEIRA NUNES