PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: FELIPE FIRMINO DINIZ

DISCENTE: FELIPE FIRMINO DINIZ
DATA: 28/07/2022
LOCAL: Virtual - meet.google.com/fte-dmqq-jyc
TÍTULO: Ecoeficiência e estrutura de mercado internacional dos produtos florestais para energia
PALAVRAS-CHAVES: Bioenergia, biomassa florestal, economia da energia, economia florestal e economia circular.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Planejamento Energético
RESUMO: Visando atender às necessidades da economia mundial e proteger o meio ambiente do consumo exacerbado dos combustíveis fosseis, o sétimo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - 7 ODS vem em defesa de uma energia limpa e acessível. Em busca de estratégias e políticas públicas ao mercado sustentável e proporcionando circularidade nos processos produtivos, a economia circular tem se tornado mais comum. A bioenergia vem para complementar a crescente demanda energética mundial e os recursos florestais para energia vem ganhado espaço na matriz energética global, seja na mitigação das emissões dos gases de efeito estufa, na segurança alimentar, no emprego e na renda. Contudo, esta dissertação analisou a ecoeficiência e estrutura do mercado internacional dos produtos florestais para energia (PFE). Mais especificamente, realizou uma revisão sistemática de literatura para a bioenergia sob a perspectiva da economia circular; Avaliou a ecoeficiência dos PFE por meio de uma análise multicritério; Analisou a concentração de mercado dos PFE no mundo; Analisou a dinâmica internacional dos PFE, e; Analisou a competividade mundial da exportações de PFE. As metodologias utilizadas foram a bibliometria e análise de conteúdo; a análise multicritério (Promethee); indicadores de concentração de mercado; análise diferencial e estrutural, e; vantagens comparativas reveladas. Os principais resultados mostraram que estudos relacionados a bioenergia e economia circular são recentes; dentre os PFE mais ecoeficientes o carvão e o pellets foram os preferíveis. Nos indicadores de concentração de PFE, até final do Séc. XX as importações foram concentradas, as exportações moderadamente concentradas e a produção competitiva. A partir do Séc. XXI houve tendencias desconcentração e depois de 2010 as impostações, as exportações e a produção de PFE tiveram um mercado competitivo. Nas análises diferencial e estrutural mostraram que diante as metas descarbonização enérgicas, se elevou o consumo de PFE. Por meio das vantagens comparativas reveladas os países com vocação florestal se especializaram na produção de PFE. Conclui-se que os PFE representam uma opção energética adequada, segura e circular, proporcionando uma estrutura de mercado competitivo e sustentável.
Presidente - 1643037 - LUIZ MOREIRA COELHO JUNIOR
Externo ao Programa - 1488475 - MARCIA BATISTA DA FONSECA