PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: VICENTE DE VASCONCELOS CLAUDINO FILHO

DISCENTE: VICENTE DE VASCONCELOS CLAUDINO FILHO
DATA: 16/12/2015
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: COLETOR FRESNEL
PALAVRAS-CHAVES: Energia solar, Fresnel, concentrador solar.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: O Brasil tem como fonte primária para produção de energia elétrica as hidrelétricas que utilizam água para movimentar as turbinas e como fonte secundária são utilizadas as termoelétricas que usam óleo combustível para produção de energia elétrica. Ambas geram um grande impacto ambiental, devido ao fato das hidrelétricas necessitarem de enormes áreas para a construção das represas, o que muitas vezes acarreta na destruição de ecossistemas importantes para a região onde irá ser instalada a hidrelétrica, além do fato que elas necessitam do ciclo das chuvas para que as represas possuam capacidade de operação, enquanto que as termoelétricas queimam combustíveis fosseis, aumentando assim as emissões de CO2 para a atmosfera. Uma alternativa para a solução dos problemas citados anteriormente é a utilização de fontes renováveis de energia, dando ênfase neste trabalho a energia solar. A energia solar pode ser dividida em duas vertentes: térmica e fotovoltaica. Este trabalho está voltado para a utilização térmica da energia solar, através da utilização de um concentrador solar do tipo Fresnel para o aquecimento de água, a qual irá acionar um sistema de refrigeração de ambientes com a utilização de rotores dessecantes. A escolha do coletor do tipo Fresnel se deu pelo campo de desenvolvimento deste concentrador estar ainda em constante crescimento e pelo fato do mesmo ocupar uma área relativamente pequena quando comparado com outros concentradores solares térmicos, além de sua construção ser simples e de baixo custo quando novamente comparada a outros concentradores solares.
Interno - 1474490 - JOAO MARCELO DIAS FERREIRA
Interno - 337396 - JOSE MAURICIO ALVES DE MATOS GURGEL