PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: KALYNE DE LOURDES DA COSTA MARTINS

DISCENTE: KALYNE DE LOURDES DA COSTA MARTINS
DATA: 15/12/2015
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: Disparidade e imbricações da lenha nativa no Nordeste brasileiro
PALAVRAS-CHAVES: Economia Florestal. Economia Regional. Valor Bruto de Produção de Lenha.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Engenharia Econômica
RESUMO: A lenha é uma fonte energética relevante para a economia nordestina. Esta dissertação analisou as disparidades e imbricações da lenha nativa no Nordeste brasileiro. E, especificamente: analisou a disparidade do Valor Bruto da Produção do extrativismo vegetal nordestino frente ao brasileiro, entre 1994 a 2012; avaliou os efeitos da dependência espacial e heterogeneidade do Valor Bruto de Produção da lenha nativa por meio da exploratória de dados espaciais, no período de 1994 e 2013; analisou a convergência absoluta do valor bruto de produção da lenha nativa no Nordeste brasileiro, no período de 1994 e 2013, e; quantificou as emissões de gases de efeito estufa associadas à queima de lenha no Nordeste brasileiro, em pequena escala, para os segmentos do extrativismo vegetal e da silvicultura, no período de 1994 e 2013. Para atingir os objetivos, foram utilizados: os Indicadores de localização e especialização, Análise Exploratória de Dados Espaciais, o modelo de convergência absoluta, sendo estimados os modelos econométricos espaciais SAR e SEM, e a técnica da Análise de Ciclo de Vida . Os principais resultados encontrados foram: com exceção dos produtos alimentícios e da madeira em tora, os produtos do extrativismo vegetal se mostraram relevantes para a economia nordestina; não se observou nenhum padrão de concentração e especialização no VBP dos produtos do extrativismo vegetal diferenciado do Brasil; dentre os aglomerados espaciais observados, verificou-se que o cluster espacial do tipo alto-alto foi composto predominantemente pelas mesorregiões do Ceará e Pernambuco; o modelo convergiu, indicando que as mesorregiões com menores VBP’s de lenha tendem a apresentar uma taxa de crescimento do VBP mais rápida em comparação às que possuem altos VBP’s de lenha; verificou-se a presença de dependência espacial e o modelo SEM se apresentou como o mais adequado; e, em relação ao processo de queima da lenha em pequena escala, notou-se que a queima de lenha e o diesel usado nas máquinas de corte foram as atividades que mais contribuíram para as emissões.
Interno - 1643037 - LUIZ MOREIRA COELHO JUNIOR
Externo ao Programa - 1487310 - IGNACIO TAVARES DE ARAUJO JUNIOR