PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: ITHYARA DHEYLLE MACHADO DE MEDEIRO

DISCENTE: ITHYARA DHEYLLE MACHADO DE MEDEIRO
DATA: 04/02/2016
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: Superfícies seletivas a base de polímeros inorgânicos para coletores solares de média e alta temperatura
PALAVRAS-CHAVES: Energia Solar; Superfície Seletiva; Cinza do Bagaço da Cana-de-açúcar; Geopolímeros.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Novos materiais e tecnologias vêm sendo desenvolvidos visando tornar a energia solar economicamente mais atrativa. Superfícies seletivas, ou seja, revestimentos depositados sobre placas absorvedoras de radiação solar, têm sido utilizadas a fim de aumentar a eficiência dos coletores solares permitindo um máximo de absortância no espectro solar enquanto mantêm um mínimo de emitância no infravermelho. Para que isso seja possível, faz-se necessário a utilização de materiais com eficiência tecnológica, energética e ambiental, tais como os geopolímeros. Nas regiões tropicais da Terra, como é o caso do Estado da Paraíba, há materiais com potencial de utilização para a síntese geopolimérica que ainda não foram avaliados, a Cinza do Bagaço da Cana-de-açúcar (CBC) é um deles. Neste trabalho foram avaliadas as características química, mineralógica, microestrutural e óptica da CBC após dois processos de otimização (peneiramento e moagem de alta energia), a fim de verificar seu potencial de utilização para a síntese geopolimérica e posterior obtenção dos filmes a serem aplicados como superfícies seletivas. A determinação dos óxidos presentes foi por meio da técnica de Fluorescência de Raios X (FRX), a identificação dos minerais e a quantificação das fases foram realizadas por Difração de Raios X (DRX) utilizando o método de Rietveld. A verificação da amorfização da amostra bem como a avaliação da conversão do Al (VI) para Al (IV) foi realizada por Espectroscopia de Infravermelho Médio com Transformada de Fourier por Transmitância (FTIR). A propriedade óptica de absorção foi determinada por Espectroscopia de absortância na região do Ultravioleta-Visível (UV-Vis). A microestrutura das amostras foi acessada pela Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Posteriormente, foram produzidas superfícies seletivas a base de CBC moída, em substratos de aço inoxidável, cobre e vidro com deposição pela técnica de Pintura ou Sol-Gel, sendo avaliadas suas características ópticas e microestruturais, por Espectroscopia UV-Vis e MEV, respectivamente. Após as caracterizações, determinou-se que a cinza estudada satisfez as condições estabelecidas como mínimas para precursores com potencial de ativação alcalina ou síntese geopolimérica. A hipótese que a diminuição da granulometria e o aumento da homogeneidade das cinzas elevaria a porcentagem de absortância da mesma foi confirmada, de modo que para a produção das superfícies seletivas foram utilizadas as cinzas que passaram pelo processo de moagem de alta energia. A absortância solar e a espessura dos filmes foram determinadas, de forma que a superfície que obteve maior absorção foi a produzida a partir da cinza moída com carga de bolas 5:1 com 250 rpm durante 20 min (CBC.5.250) depositada pela técnica de Pintura sobre o substrato de vidro, atingindo pico de absortância de 88% e média de 65% ao longo do espectro em análise. Essa amostra de melhor resultado também foi a de menor espessura (1,65 μm).
Externo à Instituição - CLODOMIRO ALVES JUNIOR
Presidente - 1731152 - KELLY CRISTIANE GOMES DA SILVA