PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: JOSICLEIDE DE MOURA PEREIRA

DISCENTE: JOSICLEIDE DE MOURA PEREIRA
DATA: 31/01/2024
LOCAL: Virtual - meet.google.com/sig-zwbp-zrf
TÍTULO: Disparidades regionais da produção e dependência espacial das emissões de gases do efeito estufa do consumo de lenha no Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Bioenergia, biomassa florestal, economia florestal, economia regional.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Planejamento Energético
RESUMO: A lenha, historicamente integrada à matriz energética brasileira, não apenas representa uma importante fonte energética para suprir as demandas econômicas, mas também contribui para a sustentabilidade e o desenvolvimento socioeconômico. Esta dissertação analisou as disparidades regionais da produção e dependência espacial das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) do consumo de lenha no Brasil. Para tanto, realizou uma revisão de literatura da bioenergia sob os aspectos da biomassa florestal; analisou a concentração regional da produção de lenha no Brasil, e; analisou a dependência espacial das emissões de GEE do consumo de lenha no Brasil. As metodologias utilizadas foram: revisão sistemática de literatura; os indicadores locacionais e concentração e; a análise exploratória de dados espaciais. Os principais resultados mostraram uma amostra de 47 artigos para revisão sistemática de literatura distribuídos em 23 países, sendo o Brasil e os Estados Unidos que mais publicaram. Houve uma tendência de concentração da produção de lenha proveniente do extrativismo vegetal nas Regiões Norte e Nordeste, quanto a lenha oriunda da silvicultura esteve concentrada nas regiões intermediárias das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Nas análises espaciais foram observadas elevadas emissões de GEE e alta vizinhança no consumo de lenha. Tanto para o extrativismo vegetal, em parte das regiões intermediárias da região Nordeste, principalmente, nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia. Quanto na silvicultura, nas regiões intermediárias da região Sul e algumas da região Sudeste. Contudo, esta dissertação trouxe uma compreensão sob os aspectos regionais e espaciais do uso da lenha e suas emissões, podendo nortear ações e políticas públicas para uso sustentável desta bioenergia florestal no Brasil.
Externo ao Programa - 1488475 - MARCIA BATISTA DA FONSECA
Externo à Instituição - JOSIMAR VIEIRA DOS REIS