PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: PATRICIA GIULIANNA PETRAGLIA SASSI

DISCENTE: PATRICIA GIULIANNA PETRAGLIA SASSI
DATA: 29/04/2016
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: USO DE MICROALGAS PARA PRODUÇÃO DE ENERGIA E MITIGAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
PALAVRAS-CHAVES: Tratamento de efluentes, Cultivos fotoautotróficos, Remoção de nutrientes, Produção de biomassa, Ácidos graxos.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
SUBÁREA: Engenharia Térmica
RESUMO: As microalgas tem sido foco de grande interesse para a producao de biocombustiveis devido a sua enorme capacidade de produzir biomassa, e pelo fato de muitas especies produzirem acidos graxos em quantidades muitas vezes superiores a varias oleaginosas. Muitas microalgas tambem atuam como eficientes biorremediadores de residuos domesticos e agroindustriais, de maneira que sistemas integrados de cultivo de microalgas promissoras para a producao de biocombustiveis acoplados ao tratamento de efluentes podem apresentar varios beneficios incluindo reducao de custos no tratamento de aguas residuais e producao de biomassa microalgal, barateando os cultivos, promovendo remocao de nutrientes e minimizando impactos ambientais. Esta pesquisa visou avaliar a efetividade de microalgas regionais atuarem na biorremediacao de tres tipos de efluentes: agua de lavagem de biodiesel, efluente de carcinicultura e agua de drenagem agricola, utilizando especies potencialmente promissoras a producao de biodiesel que podem crescer nesses efluentes como meio de cultura. Foram utilizadas 12 especies de microalgas isoladas de varios ambientes aquaticos do Nordeste do Brasil sendo 11 dulcicolas e uma marinha, selecionadas do banco de cultivo de microalgas do Laboratorio de Ambientes Recifais e Biotecnologia com Microalgas (LARBIM/UFPB), onde sao mantidas em meios sinteticos. A selecao das especies foi feita considerando-se aquelas que produzem substanciais quantidades de acidos graxos, com algumas inclusive superiores a soja. Os experimentos foram realizados em camara de cultura climatizada (25 ± 1 ºC, fotoperiodo de 12h) em baloes de 6L de capacidade com aeracao continua. O crescimento das especies nas condicoes testadas foi acompanhado por contagens celular e medidas da fluorescencia in vivo e as respostas fisiologicas por citometria de fluxo. Nos efluentes foram determinados os teores de NO3, NO2, PO4, pH, DQO, turbidez, condutividade eletrica e solidos totais usando procedimentos analiticos e/ou sonda multiparametros. Em agua de lavagem de biodiesel foram testadas 11 especies, das quais apenas duas apresentaram bom crescimento. Destas, Monoraphidium contortum foi selecionada para os testes de biorremediacao por apresentar maior capacidade de crescimento e ser a segunda especie com maior teor de acidos graxos. Constatou-se que esta especie reduz as concentracoes de NO3, PO4, e DQO nas porcentagens de 25,8%, 7,2% e 31,2%, respectivamente. Em agua de carcinicultura a especie Amphora sp. mostrou crescimento consideravel, porem inferior ao controle, mas com producao de lipideos superior. A remocao de PO4, NO3 e NO2 por esta especie nesse efluente foi de 73,357%, 72,572% e 66,667%, respectivamente. Em agua de drenagem agricola foram testadas 11 especies das quais M. contortum foi selecionada para o ensaio de biorremediacao e sua producao de biomassa e o rendimento final em numero de celulas nesta condicao experimental foram inferiores ao controle. Neste efluente essa especie removeu aproximadamente 73% de NO3 e 100% de PO4. As comparacoes das respostas fisiologicas demonstraram concentracoes celulares, florescencia da clorofila e atividade da esterase mais elevadas no controle e maior producao de lipideos no efluente. Os dados mostram ser possivel a utilizacao desses efluentes no cultivo de microalgas importantes a producao de biodiesel com reducoes efetivas dos nutrientes presentes na agua residual e que, dependendo da especie, os efluentes podem oferecer condicoes favoraveis a uma maior producao de lipideos. Contudo, os cultivos de microalgas nesses efluentes podem ter duplo interesse: minimizar impactos ambientais e produzir biomassa microalgal que pode ser usada para producao de biodiesel ou outros coprodutos de interesse a biotecnologia, reduzindo assim os custos de producao em cultivos em massa.
Externo ao Programa - 1348325 - ILDA ANTONIETA SALATA TOSCANO
Presidente - 1991244 - RAPHAEL ABRAHAO