PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: THIAGO FREIRE MELQUIADES

DISCENTE: THIAGO FREIRE MELQUIADES
DATA: 29/04/2016
LOCAL: Sala Acácia do CT
TÍTULO: ANÁLISE DO POTENCIAL SOLAR TÉRMICO EM UM SEGMENTO DO SETOR DE ALIMENTOS E BEBIDAS NA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Indústria alimentícia, potencialidades, análise regional, análise de ciclo de vida, séries temporais, viabilidade.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
SUBÁREA: Engenharia Econômica
RESUMO: A energia solar e a fonte energetica mais abundante do nosso planeta, porem, ainda pouco explorada pela sociedade moderna se comparada com outras fontes. Essa dissertacao analisou as potencialidades do uso de coletores solares termicos em um segmento da industria de alimentos e bebidas na Paraiba. E, de forma especifica, analisou por meio de indicadores regionais, a relevancia dos segmentos potenciais de alimentos e bebidas paraibanos para o uso de Sistemas de Aquecimento Solar (SAS); verificou por meio da Analise de Ciclo de Vida os impactos ambientais associados ao processo de pasteurizacao em uma empresa de fabricacao de sorvetes e outros gelados comestiveis em Joao Pessoa, comparando a substituicao do queimador atmosferico de GLP por um Sistema de Aquecimento Solar; analisou a Serie de Radiacao Solar Global, no periodo de julho de 2007 a dezembro de 2013 do municipio de Joao Pessoa na Paraiba, por meio dos modelos da familia ARIMA e testando os modelos estimados na previsao de 2014; e analisou a viabilidade tecnica e economica do uso de coletores solares termicos em uma em uma empresa de fabricacao de sorvetes e outros gelados comestiveis, localizada em Joao Pessoa. As metodologias utilizadas foram: analise regional; por meio das medidas de localizacao e regionais, analise de ciclo de vida pelo metodo IPCC 2013 GWP 100a, o metodo Box-Jenkins de analise de series temporais; e analise tecnica e economica pela NBR 15569 e indicadores financeiros. Os principais resultados foram: os subsetores do setor alimenticio sao distribuidos de forma semelhante entre as mesorregioes. O SAS proporcionou menores impactos ambientais, quando comparado ao queimador atmosferico. O modelo SARIMA (2,1,0) (2,1,3)12 foi o que forneceu melhor ajuste da radiacao solar global para 2014. E viavel o uso do SAS na etapa de aquecimento do processo de pasteurizacao nas empresas de fabricacao de sorvetes.
Presidente - 1643037 - LUIZ MOREIRA COELHO JUNIOR
Interno - 1991228 - MONICA CARVALHO