PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: IVAN DE ALMEIDA MACHADO COELHO

DISCENTE: IVAN DE ALMEIDA MACHADO COELHO
DATA: 29/07/2016
LOCAL: Auditório Azul do CCSA
TÍTULO: USO DE GEOTECNOLOGIAS NA ANÁLISE DA BIOMASSA FLORESTAL NO ESTADO DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: sensoriamento remoto, cobertura vegetal e degradação ambiental.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: Os seres humanos tinham a ideologia de uma natureza como fonte infinita de recursos, ocasionando uma transformacao da natureza, propiciando altos indices de degradacao com reducao da biodiversidade por meio das acoes antropicas. A cobertura vegetal do estado da Paraiba, em sua maior parte, encontra-se altamente antropizada por consequencia da abertura de areas para exploracao agricola e principalmente pela exploracao de lenha como fonte energetica, onde estas mudancas geram impactos significativos na qualidade de determinado ambiente. O geoprocessamento e considerado um dos instrumentos mais importantes para entender a estrutura e a dinamica da cobertura vegetal em varias escalas temporais e espaciais, quando utilizado na ecologia de paisagem traz informacoes tanto para o estudo da relacao do homem com o meio ambiente, quanto para entender os processos ecologicos. A area de estudo do presente trabalho foi o estado da Paraiba, nas Mesorregioes Sertao Paraibano, Borborema e Agreste Paraibano. As chuvas sao mal distribuidas ao longo do ano, com situacoes climaticas diversificadas, associadas a distribuicao do clima com a localizacao, observando nas regioes mais proximas do litoral clima mais umido, entretanto quanto mais afastado mais seco. O presente trabalho teve como objetivo mostrar o papel de tecnicas de processamento digital de imagens nao supervisionadas para analise multitemporal da degradacao ambiental no estado da Paraiba. A metodologia baseou-se na analise temporal de imagens orbitais TM/Landsat – 5 para as datas nos meses de setembro de 1998 e setembro de 2009 para a mesorregiao Sertao Paraibano, nos meses de outubro de 1999 e setembro de 2008 para a mesorregiao Borborema e nos meses de abril de 1999 e julho de 2007 para a mesorregiao Agreste Paraibano, onde as imagens utilizadas foram obtidas a partir do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Os resultados indicaram que a temperatura e precipitacao estao diretamente relacionadas com o quantitativo de cobertura vegetal, podendo ser visualizado em todas as mesorregioes, observado a partir das classes de cobertura vegetal, onde o aumento da vegetacao rala mostra-se bastante preocupante, pois e nessa classe que os niveis de degradacao podem aumentar dando inicio aos nucleos de desertificacao. O trabalho mostrou o grande potencial de usar ferramentas de geoprocessamento para uma analise espacial da area em estudo e a partir disso realizar um estudo sobre a dinamica da area.
Externo ao Programa - 2312138 - IZABELA SOUZA LOPES RANGEL
Presidente - 1991244 - RAPHAEL ABRAHAO