PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: ELSON SANTOS DA SILVA

DISCENTE: ELSON SANTOS DA SILVA
DATA: 26/08/2016
LOCAL: Auditório Azul do CCSA
TÍTULO: UTILIZAÇÃO DA FOTOCATÁLISE SOLAR HETEROGÊNEA NO TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Efluentes Industriais, fotocatálise heterogênea, Radiação solar.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO: O tratamento de efluentes texteis e da industria de biodiesel tem um grande interesse do ponto de vista ambiental, nao so pelo volume de efluentes gerado, mas pela sua composicao. O efluente da industria textil tem como caracteristica a geracao de grandes volumes de residuos, principalmente corantes oriundos do tingimento de fios e tecidos. O efluente da industria de biodiesel e considerado considerados grandes poluidores do meio ambiente. Os tratamentos convencionais desses efluentes sao ineficazes na degradacao da maioria dos componentes. A fotocatalise heterogenea com a utilizacao do dioxido de titanio vem surgindo como alternativa promissora no tratamento desses efluentes. Neste trabalho estudou-se a utilizacao da fotocatalise heterogenea com a utilizacao do dioxido de titanio na degradacao do efluente bruto da industria de biodiesel e na descoloracao do corante sintetico azul de metileno. Nos experimentos, os parametros de pH, tempo de exposicao ao sol, concentracao do catalizador, concentracao do poluente e intensidade de radiacao foram monitorados no periodo de 4 horas de experimento. Os resultados de descoloracao do azul de metileno apresentou valores significativos de remocao de 98,67% e 99,39% para as concentracoes do corante de 50 mg.L-1 e concentracao do catalizador de 0,5 g.L-1. As concentracoes de azul de metileno de ate 20 mg.L-1 apresentou 100% de remocao da cor. Foi obtido os melhores resultados da degradacao da demanda quimica de oxigenio do efluente do biodiesel (74,82% e 42,85%) nas condicoes de pH 3,0 e concentracoes do catalisador de 0,5 g.L-1 e 0,3 g.L-1 respectivamente e 45,75% nas condicoes de pH 5,0 e concentracao do catalisador de 0,7 g.L-1. Os resultados de degradacao do efluente do biodiesel foram condicionados a demanda quimica de oxigenio inicial e a concentracao de sais no efluente.
Externo ao Programa - 1821373 - ELISANGELA MARIA RODRIGUES ROCHA
Interno - 1979055 - POLLYANA CAETANO RIBEIRO FERNANDES