PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: PRISCILLA TORQUATO TAVARES

DISCENTE: PRISCILLA TORQUATO TAVARES
DATA: 04/11/2016
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: Caracterização físico-química de resíduos sólidos da cajacultura e avaliação do potencial energético em processos de conversão térmica
PALAVRAS-CHAVES: Não informada.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Fontes Alternativas de Energia
RESUMO: O aumento da demanda energetica e a crescente necessidade de producao sustentavel de energia, tem mostrado a importancia da diversificacao das fontes energeticas. A biomassa tem se destacado por suas caracteristicas economicas e fisicoquimicas, podendo ser considerada como a fonte energetica do futuro. Os residuos agricolas sao uma forma de biomassa apropriada para producao energetica. A geracao de residuos proveniente do cultivo e beneficiamento do caju produziu em 2015, no Brasil, entre 1,4 e 1,5 toneladas de casca de castanha de caju (CCC) e entre 4,2 e 5,0 toneladas de residuo de pseudofruto de caju (BC). Portanto, a utilizacao de residuos solidos da cajucultura para producao de energia, reduziria a problematica da destinacao desses residuos e poderia substituir a lenha para aplicacao energetica utilizada no proprio beneficiamento ou em outras industrias. O objetivo deste trabalho e verificar a possibilidade de utilizacao dos residuos solidos da cajucultura como fonte alternativa e renovavel de energia em processos de conversao termoquimica, por meio da caracterizacao fisico-quimica (analise imediata, analise elementar, densidade, poder calorifico, microscopia eletronica de varredura e fluorescencia de raios X), observando tambem a probabilidade de fusao das cinzas. O comportamento termico dos residuos foram avaliados por meio de analise termogravimetrica. CCC e mais energetica que o BC, pois apesar de possuirem a mesma relacao H/C (0,13), CCC possui menor relacao O/C (0,67) que BC (0,89). Verificou-se que os residuos analisados apresentam potencial para utilizacao em processos de conversao termica, devido a alta densidade, elevado percentual de volateis, possuindo baixa temperatura de ignicao, (BC = 167 ºC e CCC = 199 oC) . Observou-se tambem um baixo teor de cinzas (3,55 e 2,16%), com probabilidade de baixas temperaturas de fusao destas, devido a elevada concentracao de potassio (61,29 e 50,57%). O comportamento termico das amostras mostrou que durante a pirolise, ha tres picos principais de perda de massa para a casca da castanha de caju ( CCC) (em torno de 240, 300 e 440 °C) e um pico bem definido para o bagaco de caju (BC) (em torno de 300 °C), ja durante a combustao, verificou-se tres picos predominantes para a CCC (aproximadamente 240, 450 e 490 °C) e dois picos preponderantes para o BC (300 e 500 °C, aproximadamente ), estes picos mostram a degradacao de hemicelulose, celulose e lignina. Os residuos solidos em questao tem potencial para serem usados como fonte alternativa de energia renovavel e podem colaborar com a diversificacao energetica, dando um descarte sustentavel aos residuos da cajucultura.
Interno - 2206749 - JOAO ALVES DE LIMA
Interno - 1983190 - SILVIA LAYARA FLORIANI ANDERSEN