PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: MARIA MAYARA DE SOUZA GRILO

DISCENTE: MARIA MAYARA DE SOUZA GRILO
DATA: 23/02/2017
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: ANÁLISES TERMODINÂMICA, AMBIENTAL E ECONÔMICA DE UMA BOMBA DE CALOR PARA SECAGEM DE ALIMENTOS.
PALAVRAS-CHAVES: bomba de calor, secagem de alimentos, termodinâmica, análise de investimentos, avaliação de ciclo de vida, energia solar.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Fontes Alternativas de Energia
RESUMO: A maioria dos alimentos sao materiais termossensiveis que quando submetidos a altas temperaturas tem suas qualidades fisico quimicas e sensoriais afetadas. Para obter um produto final de boa qualidade e necessario o controle preciso das condicoes de secagem, alem da utilizacao de sistemas que requeiram baixo consumo de energia, possuam alto coeficiente de desempenho e eficiencia termica, e que utilizem energia limpa. A bomba de calor tem como objetivo promover a desumidificacao e aquecimento do ar, por meio da transferencia da energia disponivel no ar de exaustao para o ar de secagem. Assim se obtem ar com baixa umidade, garantindo a qualidade do alimento por longos periodos de armazenamento. Recentemente a energia solar esta sendo incorporada a bombas de calor para melhorar a eficiencia termica e reduzir os impactos ambientais associados a sua operacao. Esta dissertacao realizou uma revisao bibliografica detalhada sobre bombas de calor assistidas por energia solar aplicada a secagem de alimentos, e desenvolveu analises termodinamica, economica e ambiental para uma configuracao experimental localizada no Centro de Energias Alternativas e Renovaveis da Universidade Federal da Paraiba. A analise termodinamica foi modelada na plataforma Engineering Equation Solver (EES) para a bomba de calor existente, permitindo quantificar os fluxos de calor e massa que cruzam o sistema assim como determinar os coeficientes de desempenho. As analises economica e ambiental incorporaram paineis solares para a producao de eletricidade, em comparacao ao fornecimento tradicional de eletricidade pela rede eletrica. A analise de investimento economico utilizou os parametros de Taxa Interna de Retorno (TIR), Valor Presente Liquido (VPL) e Periodo de Retorno de Capital (PRC) para comprovar a viabilidade economica do sistema no cenario estabelecido. A analise ambiental foi desenvolvida por meio da aplicacao da metodologia da Avaliacao do Ciclo de Vida (ACV), determinando a pegada de carbono. Verificou-se uma possibilidade de mitigacao de mudancas climaticas com a incorporacao de energia solar fotovoltaica no sistema da bomba de calor.
Interno - 1160815 - MARCAL ROSAS F LIMA FILHO
Presidente - 1991228 - MONICA CARVALHO