PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: MAURICIO ANDRES GAGGERO LAJANA

DISCENTE: MAURICIO ANDRES GAGGERO LAJANA
DATA: 23/02/2017
LOCAL: Sala Acácia - Centro de Tecnologia (CT)
TÍTULO: MODELAGEM DO PROCESSO DA SECAGEM DE PRODUTOS AGRICOLAS: FORMULACÃO DE LUIKOV CONSIDERANDO PARÂMETROS TERMOFISICOS VARIAVEIS E USO DA GITT
PALAVRAS-CHAVES: Secagem solar, Luikov, GITT
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Fontes Alternativas de Energia
RESUMO: A secagem de alimentos agrcolas e uma das primeiras tecnicas usadas pelo homem com a nalidade de preservar os alimentos sem alterar o seu valor nutricional, sabor, textura etc. Com o passar do tempo, t^em aparecido algumas so sticac~oes no processo, mas os princpios essenciais do mesmo continuam sendo os mesmos. A secagem consiste em retirar a umidade de um certo produto, a qual e feita por uma combinac~ao de aplicac~ao de calor e ventilac~ao. Os fen^omenos fsicos presentes no processo de secagem s~ao a transfer^encia de calor e a transfer^encia de massa, os quais se manifestam atraves dos mecanismos de conduc~ao e convecc~ao, e difus~ao e evaporac~ao, respectivamente. No presente trabalho, se utilizara o modelo de Luikov, o qual, considera as transfer^encias de calor e massa como um problema acoplado, a diferenca de outros modelos existentes, que consideram ambas as transfer^encias como problemas separados. No modelo de Luikov s~ao de nidos certos par^ametros termofsicos que devem ser escolhidos para obter resultados numericos similares aos experimentais. Uma opc~ao seria escolher aqueles par^ametros como constantes, obtendo o que se conhece como o sistema linear de Luikov. Porem, neste trabalho, os par^amentros ser~ao considerados como func~oes que variam no tempo. Isso faz com que as equac~oes percam a sua linearidade, tornando-os mais difcies de resolver. Se utilizara um metodo de resoluc~ao chamado Tecnica da Transformada Integral Generalizada (GITT), o qual e um metodo hbrido analtico-numerico, cuja de nic~ao depende fortemente das condic~oes inicias e de contorno. Foram analisados seis caos, variando os par^ametros Lu, Biq e Bim, seguindo func~oes lineares crescentes e decrescentes. Os resultados mostram uma forte depend^encia do modelo em relac~ao aos par^ametros estudados, tornando interessante o estudo experimental do fen^omeno.
Presidente - 1949260 - CRISTIANE KELLY FERREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 1972848 - FABIANO CORDEIRO CAVALCANTI