PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYSE PEREIRA DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAYSE PEREIRA DO NASCIMENTO
DATA: 23/02/2017
LOCAL: Sala de Reuniões do CCSA
TÍTULO: Análise energética dos produtos e processos do aterro sanitário metropolitano de João Pessoa/PB.
PALAVRAS-CHAVES: Análise energética, Aterro sanitário, Resíduos urbanos, Cogeração.
RESUMO: A sociedade atual busca caminhos para chegar a uma sociedade sustentável, na qual tenha um crescimento econômico aliado a conservação ambiental. Uma das maiores problemáticas enfrentadas pelas prefeituras brasileiras é adotar políticas de gerenciamento adequado dos resíduos sólidos urbanos (RSU), evitando a proliferação de doenças e a contaminação ambiental. Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei n°12.305/2010 no Brasil os RSU devem ter como disposição final o aterro sanitário, sendo estes possíveis fontes de energia. A cidade de João Pessoa/PB destina seus RSU ao Aterro Sanitário Metropolitano de João Pessoa (ASMJP), onde atualmente é feita a queima do biogás coletado no aterro (sem aproveitamento). O objetivo deste trabalho foi verificar a viabilidade técnica e econômica da implementação de um sistema de captura de biogás para geração de energia elétrica no ASMJP. Para isso foram coletados os dados de produção de RSU da cidade de João Pessoa, para assim, aplicar métodos que quantifiquem a geração de biogás no aterro. Três métodos foram aplicados: USEPA, IPCC e GASSIM; o método GASSIM, desenvolvido pela agência ambiental do Reino Unido foi o metodo mais refinado e, portanto, foi o escolhido para a estimação da produção de biogás. Foram formulados três cenarios para geração de biogás no ASMJP (real, otimista e pessimista), para futuras análises de sensibilidade. Foi observado que o ASMJP possui uma geração de biogás considerável, chegando a gerar 4.235,53 t/ano no seu pico de produção que ocorre no ano de encerramento das suas atividades (2028). O potencial de geração do biogás pode ser otimizado, caso ocorra uma melhor separação do RSU depositado no ASMJP (aumentando a proporção de matéria orgânica) e ainda assim, aumentar a vida útil do aterro.
Externo ao Programa - 1117941 - CLAUDIA COUTINHO NOBREGA
Interno - 1508309 - MARCIO RODRIGO DE ARAUJO SOUZA