PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILLA FURTADO DE FIGUEIREDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILLA FURTADO DE FIGUEIREDO
DATA: 23/02/2017
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: Emprego da avaliação do ciclo de vida na escolha dos materiais a serem empregados em construções sustentáveis.
PALAVRAS-CHAVES: ACV, Sustentabilidade, Seleção dos Materiais.
RESUMO: Sustentabilidade é um conceito primordial de aplicação para a sociedade mundial. Em virtude de sua necessidade, as edificações vêm sendo idealizadas visando à inovação tecnológica e melhoria ambiental com a redução dos níveis de emissão de CO2 e geração de gases de efeito estufa. Desta forma, a busca por soluções de construção mais sustentáveis é uma busca crescente. Como a metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) é um método que inclui a compilação e avaliação das entradas, saídas e dos impactos de um produto ao longo do seu ciclo de vida, sua utilização vem sido ampliada progressivamente na busca de escolha de materiais mais sustentáveis a serem aplicados nas construções. Desta forma, este trabalho tem como objetivo a utilização da ACV com aplicação do software SimaPro® para avaliar os impactos ambientais, a nível da emissão de kg CO2-eq por m3 como ferramenta para a seleção dos materiais a serem aplicados em construções sustentáveis. Os resultados obtidos mostraram que a utilização da ACV se mostra uma alternativa a ser considerada, na escolha dos materiais visando uma construção de menor impacto ambiental.
Presidente - 1731152 - KELLY CRISTIANE GOMES DA SILVA
Interno - 1991228 - MONICA CARVALHO