PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: CAMILLA FURTADO DE FIGUEIREDO

DISCENTE: CAMILLA FURTADO DE FIGUEIREDO
DATA: 20/07/2017
LOCAL: Sala Multimídia do CCSA
TÍTULO: "APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA COMO CRITÉRIO DE SELEÇÃO PARA MATERIAIS UTILIZADOS EM CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS."
PALAVRAS-CHAVES: ACV, Sustentabilidade, Seleção dos Materiais, Materiais de Construção.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Fontes Alternativas de Energia
RESUMO: A industria da construcao civil se encontra como um dos maiores setores em todo o planeta. Essa atividade consome mais materia prima do que qualquer outra, se tornando a que mais causa impacto ao meio ambiente. Ainda assim, o ser humano vive e trabalha em ambientes edificados. Como alternativa, sustentabilidade e um conceito primordial de aplicacao para a sociedade mundial. Em virtude de sua necessidade, as edificacoes vem sendo idealizadas visando a inovacao tecnologica e melhoria ambiental com a reducao dos niveis de poluentes emitidos e impactos ambientais gerados. Desta forma, a busca por solucoes de construcao mais sustentaveis e crescente. Como a metodologia de Avaliacao de Ciclo de Vida (ACV) inclui a compilacao dos fluxos materiais e energeticos, ou seja, avaliacao das entradas, saidas e dos impactos de um produto ao longo do seu ciclo de vida, sua utilizacao vem sendo ampliada progressivamente na busca de escolha de materiais mais sustentaveis a serem aplicados nas construcoes. A ACV mostrou-se como uma ferramenta importante, aplicavel para projetistas, e eficiente como instrumento de apoio na selecao de materiais de construcao mais sustentaveis. A metodologia proposta, orientada pelo projeto arquitetonico e estrutural, avaliando os materiais por cada etapa de construcao tornou possivel alcancar os objetivos da pesquisa de forma organizada e de facil compreensao. A revisao bibliografica e documental exaustiva, foram importantes para definicao dos materiais a serem avaliados. Desta forma, este trabalho tem como objetivo a utilizacao da ACV com aplicacao do software SimaPro® para avaliar os impactos ambientais em uma residencia modelo de dois pavimentos, a ser realizada no Centro de Energias Alternativas e Renovaveis da Universidade Federal da Paraiba, a nivel da emissao de kg CO2-eq por m3 como criterio de selecao dos materiais a serem aplicados em construcoes sustentaveis. Para a supra e infraestrutura, foram comparados o concreto tradicional, a base de cimento Portland e o concreto a base de Material Alcalinamente Ativado (MAA); para a alvenaria foram comparados blocos de concreto e blocos de ceramica vermelha; por fim, para as estruturas de coberta, foram comparados lajes de concreto tradicional com uma associacao de lajes de MAA com telha ceramica e madeira e teto jardim. Foi realizado o levantamento do quantitativo de materiais necessarios para sua construcao e utilizada duas alternativas de materiais comparados com base na ACV para cada etapa de servico (supra e infraestrutura, alvenaria e estruturas de coberta). Os resultados obtidos mostraram que a utilizacao da ACV se mostra uma alternativa a ser considerada na escolha dos materiais visando uma construcao de menor impacto ambiental.
Presidente - 1731152 - KELLY CRISTIANE GOMES DA SILVA
Interno - 1991228 - MONICA CARVALHO