PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: RODOLFO FRANÇA LIRA

DISCENTE: RODOLFO FRANÇA LIRA
DATA: 28/08/2017
LOCAL: AUDITÓRIO DO CEAR.
TÍTULO: ESTIMATIVA DA GERAÇÃO DE UMA UNIDADE FOTOVOLTAICA BASEADA NA MODELAGEM DE UMA CÉLULA UTILIZANDO VALORES DA FOLHA DE DADOS.
PALAVRAS-CHAVES: Modelagem, parametrização, circuito elétrico, geração fotovoltaica, simulação, célula fotovoltaica.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Fontes Alternativas de Energia
RESUMO: A utilizacao de fontes energeticas renovaveis esta no foco das discussoes contemporaneas, dado o carater finito e os impactos que as fontes tradicionais nao renovaveis causam ao meio ambiente. Dentre as principais fontes energeticas renovaveis, a energia solar e uma das que mais se destaca, principalmente no Brasil, que possui um enorme potencial. Apesar de o seu custo ter caido consideravelmente nos ultimos anos, este ainda e considerado elevado, sendo assim, e imprescindivel que o dimensionamento do sistema seja realizado corretamente, pois descuidos nessa etapa influenciam a viabilidade financeira do investimento. Sendo assim, surgiu a necessidade de testar uma das tecnicas de dimensionamento de sistemas mais utilizadas, o metodo da insolacao. Isso foi possivel desenvolvendo uma rotina computacional para estimar a energia gerada pelo sistema considerando dados de irradiancia e temperatura reais coletados experimentalmente na cidade de Joao Pessoa/PB. A rotina e baseada na modelagem de celulas fotovoltaicas na forma de circuitos eletricos que utilizam dados experimentais disponibilizados nas folhas de dados dos fabricantes. Foram apresentadas quatro metodologias que apresentam metodos de solucao do equacionamento proposto, cada um dos metodos baseou desenvolvimento de algoritmos que caracterizaram os modulos na forma das curvas de corrente e tensao. As estimativas foram entao comparadas as curvas experimentais fornecidas pelos fabricantes e analisadas atraves do erro absoluto e erro relativo calculados ponto-a-ponto, alem do erro medio quadratico. Baseado na relacao entre precisao e complexidade, uma das metodologias foi escolhida para dar continuidade ao desenvolvimento do estudo, que consistiu em estimar a energia gerada pelo sistema sob condicoes reais. A metodologia escolhida foi aperfeicoada ao variar o fator de idealidade, ocasionando melhora da precisao, e maior simplicidade ao submete-la a diferentes modulos. A metodologia melhorada foi utilizada para simular o comportamento de um sistema fotovoltaico montado experimentalmente contendo 14 modulos, e submetida a valores de temperatura e irradiancia aferidos experimentalmente por uma estacao de medicoes meteorologicas montadas na mesma localidade do sistema fotovoltaico de teste. A simulacao considerou apenas os modulos fotovoltaicos, e teve como resposta, aos diferentes valores de entrada, curvas de corrente e potencia na saida do sistema, que puderam ser convertidas em energia gerada estimadas no periodo dos 31 dias do mes agosto de 2016, com registros medios registrados a cada 10 minutos. Os resultados obtidos, na forma de energia gerada, pela simulacao baseada na metodologia melhorada foram comparados com as estimativas de energia obtidas da simulacao baseada na metodologia de menor precisao e com a estimativa obtida atraves da utilizacao do metodo da insolacao. Esses resultados poderao ainda ser confrontados ou validados com o quantitativo real de energia gerada pelo sistema montado experimentalmente. A analise proposta por este estudo serve para entender de que forma alteracoes na modelagem, parametrizacao e caracterizacao de uma celula fotovoltaica podem influenciar efetivamente nos resultados estimados para a quantidade de energia gerada pelo sistema, assim como verificar a eficacia de metodos tradicionais, como o metodo da insolacao, em gerar estimativas confiaveis que venham a proporcionar o dimensionamento correto do sistema.
Interno - 1474490 - JOAO MARCELO DIAS FERREIRA
Interno - 337396 - JOSE MAURICIO ALVES DE MATOS GURGEL