PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: MARIANE GAMA DE MEDEIROS

DISCENTE: MARIANE GAMA DE MEDEIROS
DATA: 30/08/2017
LOCAL: Sala Multimídia do CCSA.
TÍTULO: ANÁLISE DE CONCENTRAÇÃO E DE SUSTENTABILIDADE DA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL NO SEMIÁRIDO PARAIBANO.
PALAVRAS-CHAVES: Economia florestal, carvão vegetal, biomassa.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Fontes Alternativas de Energia
RESUMO: O carvao vegetal e uma fonte energetica renovavel e relevante para a economia paraibana. Esta dissertacao analisou a concentracao regional e os aspectos sustentaveis da producao de carvao vegetal no semiarido paraibano. Especialmente, analisou a concentracao regional da producao de carvao vegetal na Paraiba, entre 1994 a 2013; avaliou o uso dos recursos florestais do bioma Caatinga no estado da Paraiba, e; avaliou o desempenho ambiental de uma empresa que produz carvao vegetal por meio do Indice de Sustentabilidade Empresarial. Para atingir os objetivos, foram utilizados: os indicadores de Razao de Concentracao [CR(k)], o Indice de Herfindahl-Hirschman (HHI), o indice de entropia de Theil (E) e o Indice de Gini (G); caracterizou o uso dos recursos florestais por meio de revisao bibliografica e dados secundarios; e o Indice de Sustentabilidade Ambiental (ISE). Os principais resultados encontrados foram: que o CR(k) dos municipios foi de concentracao baixa a moderadamente baixa e o CR(k) para as microrregioes de moderadamente alto a alto; o indicador HHI mostrou tendencias de concentracao de mercados competitivos, e o G mostrou em media uma desigualdade forte a muito forte para os municipios e microrregioes; ha uma destruicao continua da cobertura vegetal, onde, um melhor uso dos recursos via manejo florestal trara grandes beneficios para a producao florestal no semiarido paraibano; e, que apesar de existir um conhecimento do proprietario da empresa estudada sobre as acoes e as praticas ambientais adotadas ao setor de producao de carvao vegetal, o principal objetivo resume-se ao cumprimento das obrigacoes legais de sua atividade.
Presidente - 1643037 - LUIZ MOREIRA COELHO JUNIOR
Interno - 1991244 - RAPHAEL ABRAHAO