PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTHUR MARINHO CAHINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARTHUR MARINHO CAHINO
DATA: 26/02/2018
LOCAL: AUDITÓRIO DO CEAR
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DO CATALISADOR ZnO/CuO NA DEGRADAÇÃO DO AZUL DE METILENO UTILIZANDO A RADIAÇÃO SOLAR.
PALAVRAS-CHAVES: Fenton heterogêneo, azul de metileno, radiação solar.
RESUMO: Os processos oxidativos avançados (POA’s) se destacam como alternativa ao tratamento de efluentes industriais devido a remoção eficiente de poluentes com alta estabilidade química e/ou baixa biodegradabilidade. Dentre os POA’s, têm-se a fotocatálise solar, que engloba o conjunto de reações químicas que ocorrem na presença da radiação solar e são capazes de degradar uma vasta gama de poluentes através da geração de radicais hidroxila altamente reativos. Os processos do tipo Fenton combinam metais com elevada capacidade de oxidação, como o óxido de zinco e óxido de cobre, que reagem com o peróxido de hidrogênio (H2O2) e também geram radicais hidroxila. Neste sentido, catalisadores baseados na combinação de óxido de zinco e óxido de cobre foram sintetizados na proporção 80/20 pelo método Pechini e testados na remoção de poluentes orgânicos em efluentes industriais por meio de uma catálise heterogênea combinada com radiação solar e utilizando o azul de metileno como molécula modelo. Foi realizada caracterização através de técnicas como difração de raios X (DRX), fluorescência de raios X (FRX), análise textural por absorção e dessorção de nitrogênio líquido pelo método BET espectroscopia de infravermelho, espectroscopia de absorção UV-Vis e análise termogravimétrica. O ensaio fotocatalítico foi realizado variando a concentração de H2O2 e do catalisador com o objetivo de determinar a velocidade da reação catalítica. O tamanho médio do cristalito obtido foi de 36,18 nm, alcançando 85,90% de cristalinidade. A técnica de FRX mostrou-se eficaz na determinação dos elementos presentes no catalisador, já que a proporção resultante seguiu a proporção previamente calculada. A área superficial obtida pelo método BET foi de 64,51 m2/g, considerada elevada quando comparada a outros trabalhos. Houve perda de massa significativa ao ser realizada a termogravimetria da amostra. Porém, não houve estabilidade desta perda durante o aquecimento. No ensaio fotocatalítico, a eficiência máxima de remoção do azul de metileno foi de 25% quando o catalisador foi combinado com o H2O2, e 20% de eficiência de remoção quando se utilizou apenas o catalisador para degradar o efluente. Os resultados encontrados nos permitem concluir que há viabilidade de se aplicar a fotocatálise solar no tratamento do azul de metileno com ZnO/CuO, porém, é preciso que se realizem novos estudos para que o processo seja otimizado.
Interno - 1662888 - MARTA CELIA DANTAS SILVA
Presidente - 1979055 - POLLYANA CAETANO RIBEIRO FERNANDES