PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ALMIR ALEXEY BRITO VITAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALMIR ALEXEY BRITO VITAL
DATA: 27/02/2018
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO CEAR
TÍTULO: SIMULAÇÃO NUMÉRICA DA INFLUÊNCIA DA PRESSÃO DE ESTAGNAÇÃO DOS VENTOS SOBRE A ACELERAÇÃO DO PROCESSO DE CARBONATAÇÃO EM TORRES DE CONCRETO DE TURBINAS EÓLICAS.
PALAVRAS-CHAVES: carbonatação; influência do vento na aceleração da carbonatação; método dos volumes finitos; malhas em domínios arbitrários.
PÁGINAS: 44
RESUMO: O concreto é um dos materiais mais usados atualmente na construção de estruturas, como construções em geral, pontes e torres de turbinas eólicas. Nos últimos anos houve uma tendência mundial na elaboração de projetos a fim de prever a durabilidade do concreto. Uma vez que esses materiais são permeáveis, a sua longevidade é deliberada pela sua predisposição de tolerar a penetração de agentes agressivos. O CO2, dentre outros fatores, é um dos principais agentes responsáveis pela promoção da reação físico-química denominada carbonatação. Tal processo impulsiona a diminuição do pH do concreto propiciando a despassivação do aço no concreto armado o que pode levar a processo de degradação, como por exemplo a corrosão. A fim de prever a deterioração destas estruturas, modelos matemáticos vêm ganhando um espaço cada vez maior. Neste trabalho para simular a carbonatação em torres de concreto de turbinas eólicas será utilizado um modelo matemático clássico da literatura com natureza unidimensional. Onde a taxa de dissolução do hidróxido de cálcio é modificada para obter melhores descrições sobre a conservação física do processo e o fenômeno é descrito através dos fluxos de dióxido de carbono, umidade e cálcio. A influência da ação do vento na aceleração do processo de carbonantação será investigada, juntamente com a generalização do modelo proposto ao aplicá-lo para casos bidimensionais. Para amparar a solução das equações diferenciais que governam este trabalho será utilizado o Método dos Volumes Finitos. A avaliação do desempenho da formulação será verificada com a solução de problemas de referências clássicos da literatura.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1354584 - JACQUES CESAR DOS SANTOS
Interno - 2206749 - JOAO ALVES DE LIMA
Interno - 1160815 - MARCAL ROSAS F LIMA FILHO
Presidente - 1508309 - MARCIO RODRIGO DE ARAUJO SOUZA