PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAINE COSTA ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELAINE COSTA ALMEIDA
DATA: 27/02/2018
LOCAL: SALA DE REUNIÃO DO CEAR
TÍTULO: ESTUDO DA POTENCIALIDADE DE PLANTAS AQUÁTICAS FITORREMEDIADORAS PARA A PRODUÇÃO ENERGÉTICA A PARTIR DA BIOMASSA.
PALAVRAS-CHAVES: Meio Ambiente, Energias Renováveis, Qualidade da Água, Fitorremediação.
RESUMO: O chamado desenvolvimento sustentável apresenta um grande desafio, produzir bens com o menor impacto ambiental possível, tal produção dispende cada vez mais energia, e essa necessidade fomenta a busca por opções de uma diversificação da matriz energética do sistema produtiva comprometida com o meio ambiente. A geração de energia possui um passivo ambiental considerável, aliar produção energética com meios de diminuição do passivo ambiental, mesmo que deforma cruzada, contribui significativamente para a economia de carbono. A despoluição das águas utilizando a fitoremediação esbarra no problema da proliferação das plantas, que apesar de eficazes nesse processo de despoluição, sua proliferação pode causar desequilíbrio ecológico. Esse impasse pode ser minimizado com uma forma de manejo que preveja a retirada dessas plantas do ambiente aquático tão logo ela termine seu ciclo fito remediador, entretendo surge o problema da biomassa retirada da água. Diante desses fatos o presente projeto pretende investigar e analisar se plantas aquáticas como a Orelha de Onça (Salvinia auriculata) e Lentilhas d’água (Lemna valdiviana), para que após serem utilizadas como fitoremediadoras, possam ter sua biomassa utilizada para produção de energia, tanto por queima direta quanto para a fabricação de briquetes. Tendo em vista que um dos objetivos da pesquisa é verificar o potencial despoluidor das espécies de plantas estudas, é importante utilizar a água de um rio contaminado como um dos objetos pesquisados, sendo assim foi escolhido um rio Jaguaripe na cidade de João Pessoa. Os tanques para o acompanhamento das análises foram instalados na cidade do Conde, onde será realizada o acompanhamento do crescimento vegetativo. As análises da qualidade da água e os procedimentos serão seguidos de acordo com Methods for the Examination of Water and Wastewater, em triplicatas, para as análises DBO, DQO, Determinação de pH, Determinação de turbidez, Determinação de Coliformes e Determinação de Bactérias Heterotróficas. No processo de obtenção da biomassa serão feitas as análises em triplicatas, visando determinar a composição elementar e imediata da biomassa. A outra parte restante será pesada para obtenção da biomassa e depois será triturada em forrageiras para a fabricação dos briquetes. E por fim, já com os briquetes prontos, será feita a determinação do poder calorífico desta biomassa. Desta forma, pretende-se produzir dados técnicos e científicos que comprovem que a utilização de plantas aquáticas como fitorremediadoras tenham o potencial de produção energética renovável, contribuindo assim para solução de dois problemas ambientas, a poluição de rios e diversificação da matriz energética produtiva.
Interno - 1979055 - POLLYANA CAETANO RIBEIRO FERNANDES
Presidente - 2145700 - RIUZUANI MICHELLE BEZERRA PEDROSA LOPES