PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA SALES NÓBREGA DE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA SALES NÓBREGA DE SANTANA
DATA: 27/02/2018
LOCAL: AUDITÓRIO DO CEAR
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PARA AMBIENTES EDUCACIONAIS VISANDO EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: ESTUDO DE CASO DA EDIFICAÇÃO DO CENTRO DE ENERGIAS ALTERNATIVAS E RENOVÁVEIS (CEAR/UFPB).
PALAVRAS-CHAVES: Eficiência Energética. Conforto Lumínico. Consumo Energético. Iluminação Natural.
RESUMO: Diante do cenário de desenvolvimento e sustentação do modelo de vida adotado nos dias atuais, o ambiente construído tem demandado um grande aporte de energia e forte consumo de materiais. Tal situação pode gerar, em situações extremas, desequilíbrios ambientais e a deterioração da qualidade de vida das populações, principalmente nos países em desenvolvimento. Visando verificar a disponibilidade de iluminação natural e os impactos no projeto de iluminação artificial, que podem levar a um consumo energético exacerbado, o presente estudo avaliou este desempenho com enfoque na autonomia da iluminação natural em salas de aulas do bloco do Centro de Energias Alternativas e Renováveis - CEAR, localizado na Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa – Paraíba. O estudo consistiu na análise durante o ciclo de um ano, junho de 2017 à março de 2018, de cenários integrados à: (i) caracterização bioclimática e composição formal da edificação, (ii) aferição dos níveis de iluminação natural nos equinócios e solstícios correlacionando-os com a quantidade de iluminância recomendada pela NBR 15:215-4:2005 para ambientes de ensino, (iii) simulação computacional nos programas Shetchup e Dialux dos equinócios e solstícios e (iv) avaliação geral do consumo energético com respito à relação custo/benefício da quantidade de iluminação artificial necessária no interior das salas de aula.Os resultados indicam que a autonomia da luz natural foi alta durante grande parte do dia (ESPECIFICAR), no entanto foi insuficiente, em determinados períodos (ESPECIFICAR) , para atender as atividades dentro das salas de aula. Desta maneira, o presente estudo se propôs em apropriar-se de estratégias alternativas (bioclimáticas e artificiais) para viabilização técnica e eficiência energética. Como resultados preliminares da intervenção proposta, o impacto ocasionado no consumo energético foi suficiente para garantir a viabilidade operacional nas salas de aulas bem como uma redução de cerca de 60% do total por mês da iluminação artificial consumida no local proposta em projeto elétrico adotado na instituição.
Externo ao Programa - 6338008 - ANTONIO FARIAS LEAL
Interno - 1731152 - KELLY CRISTIANE GOMES DA SILVA