PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Banca de DEFESA: SUSANE ETERNA LEITE MEDEIROS

DISCENTE: SUSANE ETERNA LEITE MEDEIROS
DATA: 27/02/2018
LOCAL: SALA DE MULTIMÍDIA DO DECA
TÍTULO: ANÁLISE DE TENDÊNCIAS E PADRÕES CLIMÁTICOS PARA A MESORREGIÃO DO SERTÃO PARAIBANO COM ÊNFASE NAS ENERGIAS RENOVÁVEIS.
PALAVRAS-CHAVES: Mudanças climáticas, Análise de tendências, Teste de Mann-Kendall, Semiárido, Potencial energético, Energias renováveis.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Fontes Alternativas de Energia
RESUMO: O estado da Paraiba, localizado na regiao Nordeste do Brasil, apresenta clima semiarido em aproximadamente 76% do seu territorio, possui 223 municipios, distribuidos em uma area de 56.469 km2. Divide-se em quatro mesorregioes: Zona da Mata ou Litoral, Agreste, Borborema e Sertao Paraibano. A proposta deste trabalho foi compreender a dinamica climatica inerente a mesorregiao do Sertao Paraibano, com o intuito de verificar os efeitos das mudancas climaticas sobre o potencial de producao de energia por fontes renovaveis, em particular solar fotovoltaica e hidraulica. As fontes renovaveis de energia dependem de recursos naturais que sofrem influencia das condicoes climaticas. Enquanto a matriz energetica brasileira e prioritariamente hidraulica, a da Paraiba e majoritariamente termica fossil, seguida pela eolica, biomassa e, por ultimo, hidraulica. A mesorregiao do Sertao Paraibano possui relevancia social, economica e ambiental por conter o maior complexo hidrico do estado, Coremas-Mae D’agua, utilizado para multiplos usos, que incluem tanto o abastecimento da populacao quanto a irrigacao e a geracao de energia por uma Pequena Central Hidroeletrica (PCH). No estudo sobre tendencias com dados de precipitacao, foram utilizadas cinco estacoes meteorologicas com series historicas compreendendo o periodo de 1912 a 2012. O teste nao-parametrico de Mann-Kendall foi aplicado as series de dados mensais, trimestrais, semestrais e anuais para cada estacao. Os resultados indicaram tendencia significativa de aumento para a precipitacao, verificada em quatro das cinco estacoes meteorologicas, especialmente na avaliacao anual, com incrementos entre 2,67 mm/ano e 5,45 mm/ano. Diante da escassez de estacoes meteorologicas com dados de temperatura, utilizaram-se dados estimados pelo programa Estima_T para sete localidades e dados reais disponibilizados em duas estacoes mantidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Aferiu-se baixa dispersao dos dados em relacao aos valores medios anuais, portanto, baixa variabilidade, ficando a temperatura media anual do ar entre 21,9 ºC (em Teixeira) e 27,8 ºC (em Patos), como esperado para regioes de clima semiarido. A temperatura media anual estimada para a localidade de Patos foi 6,2% mais baixa que a temperatura media real, medida na estacao meteorologica. Observaram-se tendencias significativas de aumento para a temperatura media do ar em todas as localidades, variando de 0,008 ºC/ano a 0,011 ºC/ano. O ano de 1998 foi um dos mais quentes em quase todas as localidades. Analisando a relacao entre precipitacao e a vazao afluente e a geracao de eletricidade pela PCH de Coremas, percebeu-se forte correlacao direta e significativa principalmente comparando a precipitacao acumulada no ano de observacao juntamente com os dois anos anteriores a producao de eletricidade pela PCH. Em relacao ao potencial de geracao de energia solar fotovoltaica, o Sertao Paraibano apresentou excelentes condicoes para a implementacao deste tipo de fonte renovavel. Como a eficiencia dos paineis fotovoltaicos dependem de sua temperatura de operacao, buscou-se averiguar se os aumentos na temperatura media do ar para a mesorregiao iriam diminuir a capacidade de geracao de eletricidade. Os resultados mostraram que a eletricidade gerada nos ultimos 10 anos da serie e menor do que a gerada utilizando-se os dados mais antigos (10 primeiros anos) ou a serie completa. Entretanto, essa diferenca foi muito pequena e pode-se concluir que apesar das elevadas temperaturas registradas e dos aumentos observados com a analise de tendencias, o potencial de geracao de energia por fonte solar fotovoltaica nao sofreu alteracoes expressivas.
Externo ao Programa - 1668619 - ANA CLAUDIA FERNANDES MEDEIROS BRAGA
Presidente - 1991244 - RAPHAEL ABRAHAO