PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA (PPGSF)

Banca de DEFESA: KÁSSIA KATARINE DE LIMA GOMES

DISCENTE: KÁSSIA KATARINE DE LIMA GOMES
DATA: 03/02/2020
LOCAL: Sala do Núcleo do MPSF
TÍTULO: ADESÃO DE USUÁRIOS AO PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
PALAVRAS-CHAVES: Atenção primária à saúde. Doenças crônicas. Tabagismo.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO: Introdução:Todos os dias morrem no Brasil 428 pessoas por causa dependência à nicotina.Perde-se um total de 56,9 bilhões de reais a cada ano em consequência das despesas médicas e da perda de produtividade de pessoas afetadas pelo tabagismo. A cessação tabágica é tida como a meta indispensável para o tratamento dos tabagistas, visto que essa cessação faz com que ocorra uma significativa redução na taxa de mortalidade. No município de Santa Cecília, no ano de 2016, foram implantadas em todas as unidades de saúde da família estratégias para o controle do tabagismo através de grupos de fumantes. Objetivo: Avaliar a adesão de usuários aos grupos de controle do tabagismo nas unidades. Metodologia: Realizou-se um estudo descritivo de cunho exploratório. Resultados: No caráter sociodemográfico a uma maior incidência de homens, com idade entre 40 a 59 anos, casados, de raça não branca, escolaridade menor de 8 anos de estudo e com renda mensal de até 1 salário. Já quanto os hábitos tabágicos, a maioria possuía uma alta dependência, fumava acima de 20 cigarros, eram dependentes a 20 a 40 anos e o tratamento mais utilizado foi o adesivo intradérmico e a bupropiona. A eficácia foi acima da média, visto que a proporção de cessação foi de 51,8%. Observa-se associação entre as variáveis de renda mensal, estado civil e número de cigarros por dia e os resultados do tratamento do tabagismo. Conclusão: O público e hábito tabágico dos usuários já era esperado, destaca-se que o Programa de Controle do Tabagismo de Santa Cecília-PB é eficaz. Identificou-se que nem todas as características sociodemográficas e hábitos tabágicos possuem relação direta com a cessação do tabagismo, mostrando assim que alguns fatores influenciam mais que outros.
Presidente - 441.958.504-87 - ARDIGLEUSA ALVES COELHO - UFPB
Interno - 1125647 - CLAUDIA HELENA SOARES DE MORAIS FREITAS