PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA (PPGSF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: TEREZINHA PAES BARRETO TRINDADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TEREZINHA PAES BARRETO TRINDADE
DATA: 12/11/2021
LOCAL: meet.google.com/wff-wccn-rzb
TÍTULO: AURICULOTERAPIA EM TRABALHADORES DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: UM ESTUDO QUASE EXPERIMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ansiedade; Auriculoterapia; Trabalhadores da saúde.
RESUMO: A Atenção Primária à Saúde (APS) vem se ampliando na oferta de serviços nos últimos anos. Entretanto, há desafios a serem enfrentados pelos trabalhadores da saúde em seus processos de trabalho como: condições de trabalho, sobrecargas de atividades, má remuneração, falta de infraestrutura e, nos últimos tempos, a pandemia da COVID-19. Tais fatores podem gerar ansiedade, sendo uma das manifestações decorrentes de seus processos de adoecimento e causadora da baixa da qualidade dos serviços prestados. Nesse contexto, a auriculoterapia surge como Prática Integrativa e Complementar em Saúde (PICS), oferecendo um método terapêutico, no qual uma de suas indicações clínicas é o controle da ansiedade. O presente estudo objetiva avaliar os efeitos da auriculoterapia na redução e controle da ansiedade em trabalhadores da APS de uma Unidade de Saúde da Família (USF). Trata-se de um estudo do tipo descritivo, com abordagem mista e delineamento quase-experimental, de intervenção do tipo causa e efeito. Caracteriza-se como um quase experimento com pré e pós-testes em um único grupo. Serão incluídos trabalhadores lotados em uma USF de uma capital do nordeste brasileiro. O estudo será desenvolvido em três etapas: na primeira, os participantes responderão ao the State-Trait Anxiety Inventory IDATE-Traço e IDATE-estado, Escala de Dor EVA, WHOQOL-bref, dados socioeconômicos e uma pergunta aberta sobre a percepção do participante sobre o uso da auriculoterapia, em seguida, serão submetidos à auriculoterapia em 10 sessões e, no final desta etapa, nova aplicação dos instrumentos, como também da pergunta aberta, exceto os dados sociodemográficos; a segunda etapa está constituída de um intervalo de 15 dias sem sessões de auriculoterapia; a terceira iniciará com aplicação dos mesmos instrumentos utilizados no final da primeira etapa e, em seguida, serão realizadas mais 10 sessões de auriculoterapia, finalizada com a reaplicação dos instrumentos. A análise estatística será realizada usando o software Statistical Package of the Social Sciences 21.0 (SPSS, Inc., Chicago, IL, EUA). Inicialmente, será feita uma crítica e análise exploratória dos dados, para investigar inconsistências e compreender melhor as variáveis do estudo. De acordo com os resultados encontrados, serão escolhidas as análises estatísticas mais adequadas. Os testes estatísticos serão aplicados considerando o nível de significância de 5%. Para análise dos dados qualitativos será adotada a Análise de Conteúdo com abordagem temática. O estudo foi submetido aos Comitês de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFPB e aprovado com o parecer no 4.823.127. Os profissionais deverão assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A Prefeitura envolvida autorizou a realização da pesquisa mediante assinatura de anuência. Este estudo tem relevância por contribuir na construção do conhecimento sobre os benefícios da auriculoterapia no controle da ansiedade, na perspectiva da melhoria da qualidade de vida e desempenho dos trabalhadores. Espera-se que o estudo seja fonte de conhecimentos favoráveis à reflexão e discussões acerca da auriculoterapia na Estratégia Saúde da Família, na perspectiva do cuidar do cuidador.
Externo à Instituição - ANTONIO RODRIGUES FERREIRA JÚNIOR
Presidente - 2380400 - FRANKLIN DELANO SOARES FORTE