PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA (PPGSF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLARIANA FALCÃO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLARIANA FALCÃO SILVA
DATA: 03/11/2021
LOCAL: https://meet.google.com/pjr-szot-ywp
TÍTULO: DESAFIOS PARA A PRÁTICA DO ALEITAMENTO MATERNO NA ATENÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19, A PARTIR DA PERCEPÇÃO DAS MULHERES LACTANTES
PALAVRAS-CHAVES: Pandemia por Covid-19. Atenção Básica. Aleitamento Materno.
RESUMO: A amamentação é considerada uma importante estratégia de sobrevivência infantil, sendo fortemente defendida pelas organizações de proteção à saúde da criança. Esta prática consiste em um momento primordial, pois além de fornecer o alimento natural mais completo, é também uma oportunidade de fortalecimento do vínculo mãe-bebê. Considerando a relevância da amamentação para a saúde da mulher e da criança, e diante do contexto da pandemia causada pelo vírus SARS- CoV-2 e das suas repercussões na oferta do cuidado em saúde na atenção básica, que tiveram os atendimentos de rotina às crianças limitados; pretende-se com este estudo investigar quais os desafios enfrentados pelas mulheres lactantes na prática do Aleitamento Materno exclusivo (AME) de seus filhos durante este cenário. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, em que serão realizadas entrevistas semiestruturadas com as mulheres que amamentaram no período da pandemia entre os meses de abril e setembro de 2020, e que são acompanhadas nas Unidades de Saúde da Família (USF) do Distrito Sanitário (DS) III da Prefeitura da Cidade do Recife. As entrevistas serão gravadas e transcritas e posteriormente analisadas pela técnica da análise de conteúdo temática. Espera-se que este estudo contribua para a ampliação da compreensão da importância da adesão ao AME, principalmente em um cenário de pandemia por Covid -19, buscando assim a criação e o fortalecimento de uma rede de apoio para as mulheres lactantes frente aos novos desafios por elas vivenciados.
Interno - 1212004 - ALTAMIRA PEREIRA DA SILVA REICHERT
Presidente - 337342 - ANA CLAUDIA CAVALCANTI PEIXOTO DE VASCONCELOS