PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA (PPGSF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: RISIA RAPHAELY DO REGO BARROS MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RISIA RAPHAELY DO REGO BARROS MELO
DATA: 04/11/2021
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/afv-kyjc-cxs
TÍTULO: PRÉ-NATAL DO HOMEM: ESTRATÉGIA DAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA PARA ACOLHIMENTO E ACESSO MASCULINO ÀS AÇÕES NA ATENÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Saúde do homem; Pré-natal do parceiro; Atenção Básica; Integralidade em saúde; Acolhimento; Acesso Universal à Saúde.
PÁGINAS: 39
RESUMO: O pré-natal do homem foca no estímulo à participação e inclusão do homem nas ações de planejamento de sua vida sexual e reprodutiva, evidenciando inclusive a paternidade responsável. Além disso, tem sido difundido como estratégia de ampliação da promoção do cuidado à saúde dessas pessoas. Portanto, o objetivo deste projeto é avaliar como os trabalhadores da Estratégia Saúde da Família (ESF) conduzem o cuidado pré-natal do homem para acesso desse grupo na Rede de Atenção à Saúde (RAS), no município de Recife-PE. Será realizada uma pesquisa observacional, transversal, com abordagem quantitativa e qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, com profissionais enfermeiros, médicos, cirurgiões-dentistas e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da ESF da cidade do Recife-PE. Inicialmente será aplicado um questionário semiestrututurado via Google Forms, com questões relacionadas aos dados sociodemográficos e de trabalho, práticas de pré-natal realizadas na USF e do pré-natal do parceiro, sinalizando as ações recomendadas no Guia do Pré-Natal do Parceiro. No segundo momento, serão realizados dois grupos focais, um com os profissionais que afirmarem realizar as práticas do pré-natal do homem e outro com os que afirmarem não realiza-las, com datas e horários antecipadamente agendados, envolvendo cerca de 10 trabalhadores, incluindo médicos, enfermeiras, cirurgiões-dentistas e agentes comunitários de saúde. O roteiro do grupo focal será norteado por questões envolvendo: conhecimento e prática da estratégia pré-natal do homem; integralidade das ações recomendadas entre a rede cegonha e a estratégia pré-natal do parceiro; acesso ampliado à RAS por meio da paternidade, levando em consideração também o período de pandemia da Covid-19; e possibilidades e limites encontrados na condução da estratégia pré-natal do homem. Os dados quantitativos serão analisados de maneira descritiva, por meio de medidas de tendência central. utilizando o programa SPSS 27. Os dados qualitativos serão analisados pela análise temática de conteúdo. Espera-se com os resultados da pesquisa realizar de um diagnóstico situacional sobre a condução da estratégia Pré- natal do Homem no município, discutindo as potencialidades e limites para efetivação das práticas recomendadas pelo programa e ainda, avaliar o quanto a pandemia da Covid-19 interferiu no processo de condução da estratégia.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6752532 - ANA SUERDA LEONOR GOMES LEAL
Presidente - 1331076 - GABRIELLA BARRETO SOARES
Externo à Instituição - JORGE LUIZ CARDOSO LYRA DA FONSECA