PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA (PPGSF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CYNTHIA GUEDES SANTIAGO MELQUÍADES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CYNTHIA GUEDES SANTIAGO MELQUÍADES
DATA: 12/11/2021
LOCAL: meet.google.com/wff-wccn-rzb
TÍTULO: AURICULOTERAPIA NA PRÁTICA DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: percepção de usuários e o sentido da oferta por profissionais de saúde
PALAVRAS-CHAVES: Práticas Integrativas e Complementres; Auriculoterapia; Atenção Primária à Saúde
RESUMO: A Auriculoterapia consiste em uma técnica terapêutica que proporciona a regulação psíquico-orgânica do indivíduo através de estímulos nos pontos energéticos localizados no pavilhão auricular, ativando as zonas neurorreativas. Para este fim, utiliza-se vários materiais, a exemplo da aplicação de agulhas, esferas de aço, ouro, prata, plástico ou sementes de mostarda (BRASIL,2018). Profisisonais de saúde conduzem práticas com auriculoterapia na atenção básica orientada pela Estratégia Saúde da Família (ESF) e produzem cuidado a partir de um conjunto de saberes e estratégias visando a integralidade, resolutividade e humanização. Essa condução desafia e inova na compreensão do processo saúde doença adoecimento. Os objetivos desse estudo foram: compreender a percepção dos usuários de uma Unidade de Saúde da Família (USF) no tratamento com auriculoterapia e a participação no Grupo de Auriculoterapia e conhecer as experiências dos profissionais de saúde e seu processo de cuidado a partir do trabalho com auriculoterapia. Esta pesquisa ancora-se no referencial teórico-metodológico da pesquisa qualitativa. Terá como cenário, a USF do município de João Pessoa-PB, localizada na região Sul, sob a direção do Distrito Sanitário III. Serão entrevistados usuários atendidos na USF que realizaram o tratamento da auriculoterapia e participavam do grupo de auriculoterapia na USF. Um mapa conceitual será construído com os profissionais de saúde que fazem parte deste processo do cuidado na USF. Todas as entrevistas e a reunião para construção do mapa conceitual serão gravadas (áudio) e posteriormente, transcritas as falas dos participantes. Para análise dos dados será adotada a Análise de Conteúdo com abordagem temática. Para o mapa conceitual será utilizado o cmaptools e observância de clareza semântica das proposições usando a Tabela de Clareza Proporcional. Após essa etapa, o mapa conceitual será validado pelos profisisonais de saúde. O projeto desta pesquisa obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba sob número 43517121.8.0000.5188. Espera-se com esta pesquisa identificar as potencialidades dessa prática voltada para o tratamento das queixas diversas dos usuários como também expandir a auriculoterapia através dos profissionais envolvidos nos serviços de saúde, contribuindo para a continuidade do cuidado.
Externo à Instituição - ANTONIO RODRIGUES FERREIRA JÚNIOR
Presidente - 2380400 - FRANKLIN DELANO SOARES FORTE