PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA (PPGSF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GISELY SANTANA FARIAS RIOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISELY SANTANA FARIAS RIOS
DATA: 03/11/2021
LOCAL: https://meet.google.com/dkz-hvsr-fgu
TÍTULO: INFERTILIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA: O CONHECIMENTO E O MANEJO DO ENFERMEIRO NO CUIDADO AO CASAL
PALAVRAS-CHAVES: Infertilidade; Atenção Primária de Saúde; Planejamento Familiar
RESUMO: A infertilidade é considerada uma doença do sistema reprodutivo definida pela falha em alcançar uma gravidez clínica após 12 meses ou mais de relações sexuais regulares desprotegidas. Esta, alcança uma população significativa da humanidade a nível mundial e pode ser causada por múltiplos fatores. Estima-se que 70% dos casos de infertilidade podem ser solucionados na Atenção Básica (AB) devido a sua capilaridade e facilidade de acesso, com a implantação de ações e procedimentos de baixo custo, por meio da identificação de necessidades de intervenções e a realização do cuidado integral à saúde da população. Diante desse contexto, o objetivo dessa pesquisa é avaliar o conhecimento e prática dos enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município de Maceió, em Alagoas (AL), acerca do tema infertilidade, acolhimento e manejo desse casal na AB, avaliando também o atendimento ao casal com queixa de infertilidade, sob a perspectiva desses usuários. Métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória, transversal, com abordagem qualitativa e quantitativa, de caráter descritivo. A população considerada sujeitos desta pesquisa será constituída pelos enfermeiros (as) atuantes nas 36 Unidades de Saúde da Família (USF) de Maceió- AL, além dos indivíduos que buscaram atendimento de planejamento familiar, com foco nas ações de fertilidade, no período entre 2018 à 2020. A coleta dos dados será realizada em dois momentos, no primeiro por meio de entrevistas em profundidade com enfermeiros (as), utilizando um roteiro com questões relacionadas ao manejo de casais com problemas de infertilidade. No segundo momento, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com usuários, indicados pelos enfermeiros entrevistados, que foram atendidos com queixas de infertilidade pelas eSF, utilizando um roteiro que aborda aspectos relacionados ao acolhimento dos usuários e resolutividade na queixa de infertilidade na AB. Para os enfermeiros (as) e usuários também serão aplicados um questionário semiestrtuturado com questões relacionadas aos dados sociodemográficos, de escolaridade e profissionais. As entrevistas serão gravadas e transcritas e posteriormente utilizada a análise temática de conteúdo.
Interno - 6752532 - ANA SUERDA LEONOR GOMES LEAL
Externo à Instituição - GABRIELA MARIA CAVALCANTI COSTA