PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA (PPGSF)

Banca de DEFESA: CYNTHIA GUEDES SANTIAGO MELQUÍADES

DISCENTE: CYNTHIA GUEDES SANTIAGO MELQUÍADES
DATA: 22/09/2022
LOCAL: meet.google.com/gto-yqmk-qqa
TÍTULO: AURICULOTERAPIA NA PRÁTICA DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: percepção de usuários e o sentido da oferta por profissionais da saúde.
PALAVRAS-CHAVES: Terapias Complementares; Auriculoterapia; Atenção Primária à Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: A auriculoterapia compreende em um método terapêutico que ocasiona a normalização psíquico-orgânica do indivíduo por meio de ativação dos pontos energéticos localizados no pavilhão auricular, impulsionando as zonas neurorreativas. Profissionais de saúde conduzem práticas com auriculoterapia na Atenção Básica (AB) norteada pela Estratégia Saúde da Família (ESF) e produzem cuidado a partir de um conjunto de saberes e estratégias visando a integralidade, resolutividade e humanização. Essa condução desafia e inova a percepção do processo saúde doença dos indivíduos. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar as percepções e sentidos atribuídos a auriculoterapia pelos usuários e profissionais de uma Unidade de Saúde da Família (USF). Esta pesquisa ancora-se no referencial teórico-metodológico da pesquisa qualitativa. Teve como cenário uma USF do município de João Pessoa, Paraíba, Brasil, localizada na região Sul, sob a direção do Distrito Sanitário III. Foram entrevistados 11 usuários atendidos na USF que realizaram o tratamento da auriculoterapia e participaram do grupo de auriculoterapia na USF, os dados foram coletados de setembro a outubro de 2021 e março de 2022 utilizando-se um instrumento semiestruturado. A partir de um encontro com quatro profissionais de saúde, que fizeram parte deste processo do cuidado na USF, um mapa conceitual foi construído. Além disso, os profissionais foram entrevistados. Todas as entrevistas e a reunião para construção do mapa conceitual foram audiogravadas e posteriormente, transcritas. Para análise dos dados foi adotada a Análise de Conteúdo com abordagem temática. Para o mapa conceitual foi utilizado o cmaptools® e observância de clareza semântica das proposições usando a Tabela de Clareza Proporcional. Após essa etapa, o mapa conceitual foi validado pelos profissionais de saúde. O projeto desta pesquisa obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba sob número 43517121.8.0000.5188. Os dados sociodemográficos e clínico dos usuários entrevistados apresentaram faixa etária entre 45 a 82 anos com prevalência do sexo feminino, que relataram patologias significativas e utilizavam a auriculoterapia como recurso terapêutico para as queixas trazidas no grupo de auriculoterapia. As informações coletadas sobre eixos do tratamento com auriculoterapia contribuiu para a análise e interpretação dos dados que emergiu quatro categorias temáticas: Os profissionais de saúde atuavam na perspectiva do rearranjo da cultura de cuidado diferenciando-se da biomedicina. Na construção do mapa conceitual percebe-se a experiência do vivido dentro do grupo com o trabalho em auriculoterapia, motivações da equipe, potencialidades e fragilidades enfrentadas para a implantação da oferta da auriculoterapia na USF. Os relatos de usuários e profissionais evidenciou que a prática da auriculoterapia e a formação do grupo potencializou a produção do cuidado, ressignificou e fortaleceu o trabalho em equipe e promoveu bem-estar nos usuários que traziam queixas físicas e emocionais. Os desafios para a implantação dessa prática orientaram para a necessidade de um olhar ampliado da gestão e apoio, para a valorização da auriculoterapia e oferta aos usuários que frequentam os serviços de saúde.
Externo à Instituição - ANTONIO RODRIGUES FERREIRA JÚNIOR
Presidente - 2380400 - FRANKLIN DELANO SOARES FORTE