PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA (PPGSF)

Banca de DEFESA: VIRGÍNIA MATIAS DE OLIVEIRA BARBOSA

DISCENTE: VIRGÍNIA MATIAS DE OLIVEIRA BARBOSA
DATA: 06/12/2022
LOCAL: https://meet.google.com/ket-jhdn-wty
TÍTULO: PERCEPÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Atenção Primária à Saúde. Formação Profissional em Saúde. Educação Permanente.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO: A Educação Permanente em Saúde (EPS) foi instituída enquanto política pública em 2004 (através da Portaria nº198/GM/MS), sendo uma estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação que se baseia na possibilidade de transformação das práticas profissionais e na reorganização do processo de trabalho. As Residências em Saúde possuem em suas premissas a utilização do treinamento em serviço e a formação pelo trabalho, inserindo-se na perspectiva da EPS. A presente pesquisa teve como objetivo compreender como a EPS é percebida pelos residentes de segundo ano (R2) e egressos de dois programas: a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (RMSFC) do município de João Pessoa-PB e da Residência de Medicina de Família e Comunidade (RMFC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) durante a residência e após sua conclusão. É um estudo transversal de campo, exploratório com abordagem mista e desenho paralelo convergente. Trata-se de uma etapa do Projeto de pesquisa “A Educação permanente e a interprofissionalidade nas Residências em Saúde da Paraíba” que abrange Programas de Residências da capital e do sertão do estado da Paraíba. Os cenários de investigação foram dois Programas (um de RMSFC e um de RMFC) que desenvolvem suas atividades nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de João Pessoa-PB. Participaram da pesquisa 44 egressos respondendo a um questionário e 12 R2 voluntários que passaram por entrevistas semiestruturadas onde foi utilizado o critério de saturação. Os dados qualitativos e quantitativos foram coletados separadamente e simultaneamente, com atribuição do mesmo peso, sendo analisados separadamente e, por conseguinte realizada fusão das informações. Os dados quantitativos foram analisados por meio da estatística descritiva. As entrevistas foram áudio-gravadas, transcritas, validadas e posteriormente analisadas pela técnica da análise de conteúdo de Bardin. Foi realizada fusão dos bancos de dados através da estratégia paralelo convergente. As categorias temáticas que emergiram foram discutidas no grupo de estudo, são elas: Percepção de EPS; Protagonismo do residente na EPS; Novas práticas a partir da aprendizagem significativa e Dicotomia entre ensino e produção do cuidado. Verificou-se que os participantes compreendem a importância de ensinar e de aprender na prática da EPS com a finalidade de potencializar a prática interprofissional na solução dos problemas advindos da rotina das USFs. Diante das dificuldades encontradas para desenvolvimento da EPS, faz-se necessário planejar e monitorar momentos para a prática da EPS e avaliação. Para tanto, é necessária a articulação entre os atores: gestão, instituição formadora, trabalhadores de saúde e usuários, por meio de constante negociação de práticas a serem desenvolvidas em prol da qualidade da assistência prestada, valorização profissional e satisfação de todos os envolvidos. Diante da fusão dos resultados das abordagens, pôde-se observar convergência na ênfase do quão é essencial o desenvolvimento da EPS na Atenção Primária à Saúde (APS), e como os programas de residências estão atrelados a esta prática. Viabilizam seu desenvolvimento e possibilitam a reflexão quanto à assistência desenvolvida, criando caminhos junto aos profissionais para mudanças de práticas. Este estudo tem relevância para o fortalecimento da interação ensino-serviço-controle-social com ênfase no debate sobre EPS.
Interno - 2380400 - FRANKLIN DELANO SOARES FORTE
Interno - 1331076 - GABRIELLA BARRETO SOARES