PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA (PPGSF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: RISIA RAPHAELY DO REGO BARROS MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RISIA RAPHAELY DO REGO BARROS MELO
DATA: 15/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/fze-oqkx-sir
TÍTULO: PRÉ-NATAL DO HOMEM: PRÁTICA DAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA PARA O CUIDADO DA POPULAÇÃO MASCULINA NA ATENÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Política Nacional de Saúde do Homem; Pré-Natal; Atenção Básica; Integralidade em Saúde; Longitudinalidade do Cuidado.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: O Pré-natal do Parceiro é uma estratégia da Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem, para ampliar e promover a saúde da população masculina, tendo em vista que a maioria dos homens adultos não busca com regularidade os serviços da Atenção Básica (AB), mesmo considerando ser importante. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é avaliar como as equipes de Saúde da Família conduzem este artifício enquanto estratégia de cuidado à população masculina em Recife-PE. Trata- se de um estudo avaliativo, transversal, quanti-qualitativo, envolvendo enfermeiros, médicos, cirurgiões-dentistas, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Aplicou-se um questionário semiestruturado, seguido da realização de seis grupos focais com as eSF com maior número de respondentes na primeira etapa, para aprofundar o desenvolvimento da estratégia. Os dados quantitativos foram analisados por medidas de tendência central e os qualitativos pela análise temática de conteúdo. A matriz de avaliação desenvolvida no estudo, permitiu identificar as principais potencialidades e dificuldades encontradas na estrutura, processo de trabalho e resultados do cuidado proposto. Observou-se que embora aceito como excelente estratégia, o Pré-natal do Homem encontra resistências que perpassam desde questões estruturais às culturais, dificultando a proposta de ampliar o acesso às ações e aos serviços para promoção da saúde masculina, permanecendo o modelo biomédico. O cuidado se refere ao desdobramento da assistência já prestada às gestantes, mas encontra percalços limitantes para sua sustentabilidade. Os trabalhadores referem como motivos para não adesão dos homens aos serviços da AB a sua (não) relação com o cuidado, realização de ações restritas e pontuais por parte dos trabalhadores e a descontinuidade do cuidado pelos serviços, motivos intrinsecamente relacionados ao estereótipo do ser masculino. Sinalizam ainda como caminhos para promoção da saúde masculina maior integração de Políticas de Saúde, educação em saúde e apoio da gestão municipal. Acredita-se que haverá maior adesão masculina aos serviços da AB quando houver dissolução de entraves de ordem política, econômica e cultural.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1331076 - GABRIELLA BARRETO SOARES
Interno - 6752532 - ANA SUERDA LEONOR GOMES LEAL
Externo à Instituição - WESLLA KARLA ALBUQUERQUE SILVA DE PAULA