PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA (PPGSF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: NATHALIA GREGORIO DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATHALIA GREGORIO DA COSTA
DATA: 03/03/2023
HORA: 08:00
LOCAL: João Pessoa/PB
TÍTULO: A INTERPROFISSIONALIDADE NA FORMAÇÃO EM RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: PERSPECTIVAS E PRÁTICAS DOS RESIDENTES
PALAVRAS-CHAVES: Educação Interprofissional. Formação Profissional em Saúde. Atenção Primária à Saúde. Internato e Residência.
PÁGINAS: 54
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO: A interprofissionalidade ocorre quando profissionais de diferentes núcleos de formação atuam mutuamente no sentido de promover cuidado integral ao sujeito ou à comunidade, em uma perspectiva de interação de saberes. Para a formação de uma força e trabalho qualificada para o trabalho interprofissional, todos os atores envolvidos precisam compreender a importância e o impactode apoiar ações de ensino no serviço visando o desenvolvimento de práticas colaborativas na produção do cuidado em saúde. Nesse contexto, o objetivo central desta pesquisa foi compreender os elementos da interprofissionalidade no processo de formação em saúde em duas Residências em Saúde, na perspectiva de residentes. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Os participantes foram nove residentes de dois programas de residência, cenários de estudo. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas e transcritas. Também foi utilizado o diário de campo como instrumento para produção do material empírico. Os dados foram analisados, segundo a teoria da análise de conteúdo de Bardin, e dispostos em 4 categorias e subcategorias temáticas. De acordo com os participantes da pesquisa, ainda há alguns obstáculos na efetivação da interprofissionalidade no processo formativo nas residências. Foram apontadas fragilidades especialmente na falta de momentos de Educação Permanente para o trabalho interprofissional promovidos pelos programas de residência. Contudo, os profissionais encontraram espaços propícios ao trabalho colaborativo nos serviços onde foram inseridos, fator que viabilizou o trabalho em equipe durante a realização das atividades e colaborou para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências interprofissionais dos residentes. Os resultados também sinalizaram que a consolidação de programas de residência em regiões como o sertão paraibano é um grande avanço na oferta do cuidado qualificado, porém precisa de maior integração entre a instituição ofertante e os gestores municipais no sentido de esclarecer o papel do residente dentro do serviço. O momento pandêmico no qual os residentes executaram suas atividades pode ter influenciado nos resultados desse estudo, visto que foram necessárias mudanças consideráveis no processo de trabalho durante esse período, portanto, mais pesquisas devem ser realizadas buscando aprofundar-se na temática da Educação Interprofissional no processo formativo dasResidências em Saúde, uma vez que atualmente a interprofissionalidade tem sido vista como elemento essencial no cuidado em saúde integral, centrado no paciente.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2380400 - FRANKLIN DELANO SOARES FORTE
Presidente - 2261525 - LUANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Externo à Instituição - YANA BALDUINO DE ARAUJO