PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA (PPGSF)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: NATHALIA GREGORIO DA COSTA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATHALIA GREGORIO DA COSTA
DATA: 03/03/2023
HORA: 08:00
LOCAL: João Pessoa/PB
TÍTULO: A INTERPROFISSIONALIDADE NA FORMAÇÃO EM RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: PERSPECTIVAS E PRÁTICAS DOS RESIDENTES
PALAVRAS-CHAVES: Educação Interprofissional. Formação Profissional em Saúde. Atenção Primária à Saúde. Internato e Residência.
PÁGINAS: 54
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO: A interprofissionalidade ocorre quando profissionais de diferentes núcleos de
formação atuam mutuamente no sentido de promover cuidado integral ao sujeito ou à
comunidade, em uma perspectiva de interação de saberes. Para a formação de uma
força e trabalho qualificada para o trabalho interprofissional, todos os atores
envolvidos precisam compreender a importância e o impactode apoiar ações de
ensino no serviço visando o desenvolvimento de práticas colaborativas na produção
do cuidado em saúde. Nesse contexto, o objetivo central desta pesquisa foi
compreender os elementos da interprofissionalidade no processo de formação em
saúde em duas Residências em Saúde, na perspectiva de residentes. Foi
desenvolvida uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Os participantes
foram nove residentes de dois programas de residência, cenários de estudo. Para a
coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas
e transcritas. Também foi utilizado o diário de campo como instrumento para produção
do material empírico. Os dados foram analisados, segundo a teoria da análise de
conteúdo de Bardin, e dispostos em 4 categorias e subcategorias temáticas. De
acordo com os participantes da pesquisa, ainda há alguns obstáculos na efetivação
da interprofissionalidade no processo formativo nas residências. Foram apontadas
fragilidades especialmente na falta de momentos de Educação Permanente para o
trabalho interprofissional promovidos pelos programas de residência. Contudo, os
profissionais encontraram espaços propícios ao trabalho colaborativo nos serviços
onde foram inseridos, fator que viabilizou o trabalho em equipe durante a realização
das atividades e colaborou para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de
competências interprofissionais dos residentes. Os resultados também sinalizaram
que a consolidação de programas de residência em regiões como o sertão paraibano
é um grande avanço na oferta do cuidado qualificado, porém precisa de maior
integração entre a instituição ofertante e os gestores municipais no sentido de
esclarecer o papel do residente dentro do serviço. O momento pandêmico no qual os
residentes executaram suas atividades pode ter influenciado nos resultados desse
estudo, visto que foram necessárias mudanças consideráveis no processo de trabalho
durante esse período, portanto, mais pesquisas devem ser realizadas buscando
aprofundar-se na temática da Educação Interprofissional no processo formativo dasResidências em Saúde, uma vez que atualmente a interprofissionalidade tem sido
vista como elemento essencial no cuidado em saúde integral, centrado no paciente.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2380400 - FRANKLIN DELANO SOARES FORTE
Presidente - 2261525 - LUANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Externo à Instituição - YANA BALDUINO DE ARAUJO