PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA (PPGSF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: CLEITON CHARLES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEITON CHARLES DA SILVA
DATA: 03/03/2023
HORA: 10:30
LOCAL: João Pessoa/PB
TÍTULO: A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE RESIDÊNCIAS EM SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Educação Permanente em Saúde. Formação profissional em saúde. Internato e Residência.
PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO: Introdução: A Educação Permanente em Saúde (EPS) é um processo de aprendizado no trabalho, em que o ensinar é incorporado ao cotidiano dos serviços, baseada na aprendizagem com significado, na problematização, na reflexão das práticas e na possibilidade de transformar o processo de trabalho dos profissionais. Na perspectiva de mudanças paradigmáticas no cuidado em saúde, a formação por meio das Residências em Saúde (RS) traz em sua essência a implicação do trabalhador, que almeja mais que um título acadêmico, ele deseja obter ferramentas para superar os obstáculos impostos no dia a dia e transformar o ambiente que atua. Destarte, a RS se coloca como um dos eixos de ação da Política Nacional de Educação Permanente de Saúde (PNEPS), extremamente importante enquanto processo formativo, através do qual se busca atingir um cuidado integral, construído a partir das contribuições dos diferentes núcleos de profissões. Objetivos: Compreender a EPS no contexto da formação em saúde de dois programas de Residências em Saúde do sertão paraibano. Percurso metodológico: O estudo teve como cenários de investigação o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e o Programa de Residência de Medicina Família e Comunidade (PRMFC). A pesquisa foi realizada com residentes no segundo ano (R2) e recém-egressos dos dois programas de residências supracitados. Para a coleta dos dados empíricos foram realizadas entrevistas semiestruturadas. O conjunto de dados foi analisado sob a perspectiva da análise de conteúdo de Bardin, na modalidade categorial temática. A pesquisa seguiu todos os preceitos éticos, tendo sido apreciado pelo Comitê de Ética e recebido aprovação sob o CAAE: 37477420.1.0000.5188. Resultados: A maioria dos residentes enxerga a EPS como ferramenta capaz de contribuir para a modificação no ambiente de trabalho, contudo, reconhece entraves para a operacionalização no cotidiano dos serviços de saúde de forma intrínseca ao processo de trabalho dos trabalhadores. Notou-se ainda que se faz necessário maior ênfase no alinhamento conceitual entre Educação Permanente e Educação Continuada, a fim de que estas sejam utilizadas de forma adequada e em momento oportuno a cada uma. Considerações Finais: Os objetivos da EPS e EC carecem de maior discussão e clareza de papéis, enquanto estratégias necessárias no processo formativo. Verificou-se ainda que, mesmo diante de diversos entraves e desafios na efetivação da EPS na prática diária, os residentes reconhecem a residência enquanto espaço que promove maior utilização desta ferramenta e o quanto esta foi importante para o redirecionamento de suas práticas. O estudo evidenciou também que, os cenários nos quais os Programas de Residência em Saúde estão inseridos e o rumo dessa proposta de formação aponta para necessidade de maior reflexão e debate, tendo em vista que, as mínimas condições de estudo/trabalho, assim como a não utilização dos residentes enquanto força de trabalho barata, sejam asseguradas pelos programas e gestores, entendendo que estes estão inseridos em um processo formativo e não somente assistencial
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2380400 - FRANKLIN DELANO SOARES FORTE
Externo à Instituição - GLEICY KARINE NASCIMENTO DE ARAÚJO MONTEIRO
Presidente - 2261525 - LUANA RODRIGUES DE ALMEIDA