PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA (PPGSF)

Banca de DEFESA: ADRIANA AGUIAR FERNANDES DE LIMA

DISCENTE: ADRIANA AGUIAR FERNANDES DE LIMA
DATA: 20/03/2023
LOCAL: Sala de Apresentações da Coordenação do MPSF/UFPB – João Pessoa - PB
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA ANSIEDADE EM TRABALHADORES DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID - 19
PALAVRAS-CHAVES: Ansiedade, Atenção Primária à Saúde, COVID-19, Trabalhadores da Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: Introdução: A COVID-19 ocasionou uma pandemia mundial. Todos os níveis de atenção à saúde priorizaram sua ação ao combate à infecção pela COVID-19, o que inclui à Atenção Primária à Saúde (APS). Condições desfavoráveis e estresse vivenciados durante o enfretamento à COVID-19, provocaram níveis elevados de ansiedade nos profissionais de saúde. O município escolhido para a realização deste estudo foi Santa Cecília - PB, por ser um município de pequeno porte, que no momento da pesquisa contava apenas com a APS como único serviço assistencial de referência. Objetivo: Avaliar o estado de ansiedade dos trabalhadores da APS do município de Santa Cecília - PB que estão atuando no enfretamento da pandemia da COVID–19. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, censitário de caráter exploratório-descritivo, de abordagem quantitativa, composto pelos 53 profissionais da APS. Os dados gerados a partir da resposta aos instrumentos passaram por um processo de tratamento que envolveu a sua devida tabulação, consolidação e organização em planilhas do programa software Excel – 2007. As variáveis foram mensuradas nos níveis das escalas: nominal, ordinal e intervalar. Para a análise estatística através da construção de tabelas de frequências simples e medidas descritivas pertinentes, foram utilizadas técnicas da estatística inferencial multivariada, com uso do software R-Studio. Resultados: Verificou-se que o sintoma mais expressivo de ansiedade foi a falta de concentração em 47 dos 53 profissionais, representando 88,7% destes profissionais. 21 profissionais apontaram demanda excessiva como fator de maior relevância para o aparecimento de ansiedade, representando 39,6%. Ao se analisar o nível de ansiedade – traço, observou-se que 38 (72%) dos profissionais participantes do estudo apresentaram alta ansiedade. Com relação a ansiedade – estado, verificou-se que 40 (76%) dos profissionais apresentaram alta ansiedade. Ao relacionar o IDATE – T e IDATE – E dos 53 profissionais com a variável sexo, percebeu-se que 45 (84,9%) destes trabalhadores são do sexo feminino, 33 (62,3%) destas profissionais apresentaram alta ansiedade no IDATE – T e 37 (69,8%) apresentaram alta ansiedade no IDATE – E. Conclusão: O presente estudo constatou que os profissionais de saúde da APS aprestaram sintomas expressivos de ansiedade e a maioria destes profissionais foram classificados com alto nível de ansiedade, tanto para o IDAET – T, quanto para o IDATE –E neste período pandêmico da COVID – 19.
Externo à Instituição - FLAVIA MAIELE PEDROZA TRAJANO
Presidente - 2211713 - JOAO EUCLIDES FERNANDES BRAGA