PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA (PPGSF)

Banca de DEFESA: JULIO CESAR GUIMARAES FREIRE

DISCENTE: JULIO CESAR GUIMARAES FREIRE
DATA: 30/03/2023
LOCAL: Sala de defesa do PPGFIS/UFPB
TÍTULO: O “NÓS” E OS “NÓS” DO TRABALHO EM EQUIPE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Atenção Primária à Saúde. Relações Interprofissionais; Comportamento Cooperativo; Equipe de Assistência ao Paciente; Trabalho.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: Introdução: No Brasil, a adoção de programas estratégicos tem buscado legitimar e resgatar a Atenção Primária à Saúde (APS) no país desde a década de 1990, promovendo uma mudança de paradigma assistencial que visa transformar o modelo tradicional de assistência à saúde em um modelo coletivo, interprofissional e centrado no sujeito. Nesse contexto, a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) têm a missão de proporcionar o cuidado por meio do trabalho em equipe, devido à complexidade das necessidades de saúde que são postas no nível primário de atenção, além de incentivar práticas colaborativas e interprofissionais que influenciam a produção do cuidado integral. Objetivo: Analisar a percepção do trabalho em equipe dos profissionais da APS do município de João Pessoa-PB. Método: A pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo de casos múltiplos em João Pessoa, com a utilização do método misto, sendo as unidades de análise os profissionais da APS. Calculou-se o tamanho amostral para o componente quantitativo com base na probabilidade de ocorrência do evento de 50% e um erro amostral de 5%. No componente qualitativo, definiu-se uma amostra não-probabilística adotando o critério de saturação teórica. Foram aplicados três instrumentos de coleta: questionário para autoavaliação do processo de trabalho, Escala de Clima de Equipe (ECE) e Escala Jefferson de Atitudes Relacionadas à Colaboração Interprofissional (EJARCI), além de roteiros norteadores para a realização de entrevistas semiestruturadas, presenciais, com informantes-chaves de três unidades de saúde, com e sem orientação para o trabalho colaborativo. Os dados quantitativos foram analisados por meio da estatística descritiva, utilizando o teste qui-quadrado para verificação de heterogeneidade entre as variáveis e os tipos de equipe. Para o tratamento dos dados qualitativos, empregou-se o método da análise de conteúdo de Bardin. Resultados e Discussão: A percepção do que é o trabalho em equipe identificada nesse estudo foi a de colaboração, visto que os profissionais indicaram a necessidade de interação, união, ajuda mútua, apoio e interdependência para a produção do cuidado na APS. Os trabalhadores estudados possuem expressiva disponibilidade para a colaboração interprofissional, sendo verificados escores mais elevados entre os do NASF-AB. Acerca das potencialidades para o trabalho em equipe, foram identificados aspectos como: satisfação dos trabalhares com a relação com outros membros da equipe; satisfação com a comunicação e a clareza de papéis em suas equipes; e valorização das práticas formativas e de qualificação profissional. Como fragilidades, foram constatados elementos impactantes ao trabalho em equipe, como: valorização do saber técnico e das práticas individuais, sobretudo nas equipes da ESF; exigência do alcance de metas pela gestão; escassez de materiais e precarização da infraestrutura; e alta demanda de atribuições na APS. Considerações Finais: Os aspectos do trabalho em equipe identificados na APS de João Pessoa-PB implicam desafios sobre o processo de trabalho da ESF e do NASF-AB, sendo necessária a criação de estratégias de educação permanente, maior articulação ensino-serviço e investimentos institucionais, visando qualificar a produção de cuidado por meio de práticas colaborativas interprofissionais neste nível de atenção.
Presidente - 1433915 - GERALDO EDUARDO GUEDES DE BRITO
Externo à Instituição - RENATA NEWMAN LEITE CARDOSO DOS SANTOS