PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PPGEQ)

Banca de DEFESA: ELAYNE ANDRADE ARAUJO

DISCENTE: ELAYNE ANDRADE ARAUJO
DATA: 19/07/2019
LOCAL: Sala de Aula do PPGEQ
TÍTULO: EFEITO DA GLICERINA NA EFICIÊNCIA DE COLCHÕES LAVADORES MICROEMULSIONADOS A BASE DE ÓLEO VEGETAL
PALAVRAS-CHAVES: tensoativo; glicerina; microemulsão; colchão lavador; cimentação de poços.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO: Colchoes lavadores/espacadores sao fluidos de limpeza, bombeados a frente da pasta de cimento, com a finalidade de deslocar, remover e inverter a molhabilidade das paredes da formacao rochosa. Os colchoes lavadores necessitam ser compativeis com a pasta de cimento e com o fluido de perfuracao, pois podem ocasionar uma mistura com viscosidade excessiva capaz de diminuir a eficiencia de deslocamento do fluido de perfuracao e, consequentemente, tornar fraca a aderencia do cimento. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi desenvolver colchoes lavadores a base de sistemas microemulsionados, para analisar a influencia da glicerina na remocao do fluido de perfuracao, na inversao da molhabilidade, na compatibilidade entre colchao lavador/fluido de perfuracao, colchao lavador/pasta de cimento e fluido de perfuracao/colchao lavador/pasta de cimento, na resistencia a compressao e, principalmente, na composicao do cimento. Para isso, foram desenvolvidos tres diagramas de fases ternarios, com os seguintes componentes: oleo vegetal, como fase oleosa (FO); tween 80, como tensoativo nao-ionico (T); e, glicerina, glicerina/agua (1:1) e agua, como fases aquosas (FA). Em seguida, foram escolhidas amostras, uma de cada diagrama, com a mesma composicao, sendo 35 % FO, 55 % T, 5 % FA. As microemulsoes (ME) do tipo agua em oleo (A/O) foram analisadas por estabilidade termica e mostraram que a presenca da glicerina nao altera a homogeneidade destes sistemas, quando submetidos a altas temperaturas. Nos testes de remocao do fluido de perfuracao nao-aquoso, os sistemas microemulsionados, puros e diluidos, apresentaram eficiencia na remocao de, aproximadamente, 100%. Nos testes de inversao da molhabilidade de A/O para O/A, apenas os sistemas diluidos foram eficientes nestes testes. Na compatibilidade dos fluidos microemulsionados diluidos, fluido de perfuracao nao-aquoso e pasta de cimento, foi verificado que as misturas foram compativeis, pois nao apresentaram fatores como separacao de fases, variacoes de viscosidade, gelificacao e floculacao, embora a presenca da glicerina nesses sistemas tenha diminuido um pouco a viscosidade das misturas. A contaminacao da pasta de cimento com os colchoes lavadores diluidos, na proporcao 90/10 (v/v) respectivamente, mostrou que ocorreu uma diminuicao na resistencia do cimento, contudo, o sistema com glicerina/agua diluido apresentou o melhor resultado na hidratacao da pasta de cimento, sendo confirmado atraves da analise de Difratometria de Raio-X (DRX) que mostrou que a glicerina, em altas concentracoes, influencia diretamente nas propriedades do cimento hidratado.
Interno - 1453020 - ALFREDO ISMAEL CURBELO GARNICA
Presidente - 2453534 - FABIOLA DIAS DA SILVA CURBELO