PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PPGEQ)

Banca de DEFESA: WILLIANE SILVA PINHEIRO

DISCENTE: WILLIANE SILVA PINHEIRO
DATA: 07/10/2020
LOCAL: Sala do PPGEQ
TÍTULO: Secagem da Biomassa de Levedura (Rhodotorula glutinis) em camada de espuma (foam-mat drying)
PALAVRAS-CHAVES: processo fermentativo, atividade de água, ácido ascórbico.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO: As leveduras, em especial o gênero Rhodotorula, tem a capacidade de produzir quantidades consideráveis de compostos de alto valor agregado, como pigmentos carotenoides e lipídeos, além de ser considerada como fonte de proteínas na alimentação humana e animal, mas para comercialização é conveniente a aplicação de um método de conservação. Dessa forma o objetivo desse trabalho foi estudar a secagem em camada de espuma (foam-mat drying) da biomassa da levedura Rhodotorula glutinis para obtenção do pó. A levedura foi cultivada em biorreator, em meio à base de melaço de cana suplementada com nutrientes. A secagem foi realizada de acordo com o planejamento experimental fatorial completo de 2³ + 3 pontos centrais, sendo as variáveis independentes: concentração de agente espumante (10, 15 e 20%), tempo de agitação (4, 5 e 6 minutos) e temperatura de secagem (50, 60 e 70 °C), avaliou-se a influência dessas variáveis independentes nas variáveis dependentes (resposta) do processo (tempo de secagem e umidade de equilíbrio) e na caracterização do pó obtido. Também foi avaliada a caracterização física da espuma: estabilidade; densidade; incorporação de ar e expansão nos pontos mínimo, máximo e central do planejamento experimental. A produção de biomassa da Rhodotorula glutinis (CTT 2182) foi satisfatória, tendo rendimento médio de 60 g por batelada. O agente espumante juá foi escolhido após testes preliminares. Na caracterização física da espuma, a variável independente tempo de agitação, no nível superior do planejamento experimental, foi responsável pelos melhores resultados para a densidade, expansão volumétrica e incorporação de ar. A estabilidade da espuma foi favorecida pelo aumento da concentração do espumante. Na secagem a temperatura apresentou-se como a única variável estatisticamente significativa ao nível de confiança de 95%. Com influência inversamente proporcional, de modo que quanto mais elevada a temperatura menor o tempo de secagem. Para os ajustes das curvas de secagem, os modelos que melhor descreveram o fenômeno da secagem foram Logaritmo e Page, com erro padrão da estimativa inferior a 0,28%. Nas caracterizações físico-químicas do pó da biomassa da levedura Rhodotorula glutinis, foi obtido um rendimento teórico médio para os experimentos do ponto central de 22,36%, um teor médio de ácido ascórbico de 41,36 mg/ 100 g de pó e solubilidade superior a 20% em todas as condições estudadas. Na análise de atividade de água, todos os experimentos obtiveram valores acima de 0,6 assegurando assim a viabilidade do produto produzido. O processo de secagem em camada de espuma da biomassa da levedura Rhodotorula glutinis mostrou-se viável, sendo as melhorees condições de temperatura 70ºC, concentração do espumante 20 (%) e tempo de agitação de 4 minutos, que apresentou menor tempo de secagem e umidade final do produto.
Presidente - 6338198 - FLAVIO LUIZ HONORATO DA SILVA
Interno - 2244722 - CARLOS ALBERTO BISPO DE SOUSA