PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PPGEQ)

Banca de DEFESA: MARILIA JUSTINO DE LIMA

DISCENTE: MARILIA JUSTINO DE LIMA
DATA: 29/03/2021
LOCAL: Reunião remota.
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DO APLICATIVO EPT-LK PARA ESTIMATIVAS DE PROPRIEDADES TERMODINÂMICAS VIA EQUAÇÃO DE LEE-KESLER
PALAVRAS-CHAVES: Gás natural, Propriedades volumétricas, Propriedades residuais, Aplicativo para Windows, FORTRAN 90, Interface padronizada.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO: A equação de estado proposta por Lee-Kesler é amplamente utilizada nas estimativas de propriedades volumétricas, residuais e termodinâmicas de substâncias puras e de misturas comumente empregadas no processamento de fluidos nas indústrias petroquímica e de gás natural. A formulação de Lee-Kesler utiliza dois fluidos (simples e de referência) e a expansão em série de Taylor em torno das propriedades do fluido simples (esférico) truncada nos termos lineares e com correção geométrica estimada por diferenças finitas dos dois fluidos. Os fatores de compressibilidade dos fluidos simples e de referência são estimados através de modificações da equação de estado BWR (Benedict-Webb-Rubin). Como essa equação é transcendental, os cálculos exigem emprego de métodos numéricos para resolver equações não lineares. A partir das propriedades volumétricas, as propriedades residuais e termodinâmicas são determinadas. Diante da importância dessa equação na Engenharia Química foi proposto o desenvolvimento de um aplicativo na linguagem de programação Fortran 90 para Windows. O aplicativo proposto foi dividido em oito módulos: 1) pressão de vapor; 2) fator acêntrico; 3) funções do fluido simples, do fluido de referência e da correção geométrica; 4) curvas do fator de compressibilidade (natureza e intensidade das forças intermoleculares) em função da pressão; 5) propriedades volumétricas e residuais de substâncias puras; 6) propriedades volumétricas e residuais de misturas; 7) propriedades termodinâmicas entre dois estados e 8) fugacidade da espécie i na mistura. Além disso, foi criado um banco de dados contendo as propriedades físicas das espécies puras (hidrocarbonetos, compostos orgânicos e inorgânicos). O aplicativo final contém 68 formulários (UserForm) e 81 subprogramas. Após a etapa de construção do aplicativo foram realizadas validações dos módulos do aplicativo, comparando, nas mesmas condições, os resultados fornecidos pelo mesmo com os reportados na literatura mundial. Pelas validações feitas foi observado que os subprogramas Fortran 90 foram codificados com eficiência, fornecendo resultados confiáveis com erros apenas de computação numérica (truncamento e conversão-arredondamento) das propriedades volumétricas, residuais e termodinâmicas. O resultado final é um aplicativo com interface amigável de fácil utilização e manipulação dos vários módulos. O custo de aquisição é simbólico podendo ser utilizados por estudantes de graduação e/ou pós-graduação, bem como profissionais da indústria química e petroquímica.
Interno - 1575139 - GIOVANILTON FERREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 2206749 - JOAO ALVES DE LIMA