PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PPGEQ)

Banca de DEFESA: OTONIEL ANACLETO ESTRELA FILHO

DISCENTE: OTONIEL ANACLETO ESTRELA FILHO
DATA: 29/06/2023
LOCAL: Sala do PPGEQ
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE ADSORTIVA DO ZIF-8 PARA REMOÇÃO DE ÓLEO
PALAVRAS-CHAVES: zeólitos; água produzida; adsorção; óleo cru; remediação.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO: A quantidade considerável de água produzida descarregada pela indústria petrolífera contribui para um desequilíbrio ambiental devido a presença de diversos componentes potencialmente nocivos ao ecossistema. Entre as técnicas de remediação, a adsorção é amplamente investigada por causa da sua adaptabilidade e eficiência. O Zinc Imidazolate Framework-8 (ZIF-8) apresenta propriedades como elevada área superficial, tamanhos de poros ajustáveis e hidrofobicidade que atribui a ele, uma alta capacidade de adsorção de hidrocarbonetos. Este estudo, tem como objetivo investigar o ZIF-8 como adsorvente para a remoção de óleo em água produzida sintética por sistemas de banhos finitos. O ZIF-8, obtido experimentalmente pelo método solvotérmico, foi caracterizado por difração de raios X (DRX), espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), microscopia eletrônica de varredura (MEV), análises termogravimétricas (TG/DTG/DSC), análise da área superficial e porosidade pelo método BET, além de determinar seu ponto de carga zero (pHpcz). Verificou-se os fatores que influenciam a capacidade de adsorção como pH, quantidade do adsorvente, tempo de contato e temperatura. A partir dos resultados de DRX e FTIR, foi possível confirmar a síntese do ZIF-8 puro. O adsorvente apresentou estabilidade térmica até 400 ºC, área superficial de 1558,1 m2.g-1 e diâmetro médio de poros igual a 28,8 nm. O modelo de pseudo-primeira ordem (PPO) foi o mais representativo e o processo de adsorção, de acordo com modelo de difusão intrapartícula apresenta multilinearidade. Os dados experimentais do equilíbrio ajustaram-se melhor ao modelo de Sips, indicando que o processo acontece em sistema heterogêneo. O estudo termodinâmico mostrou que o processo de adsorção é espontâneo e exotérmico, tratando-se de uma fisissorção. Assim, o ZIF-8 possui propriedades que possibilita seu uso na adsorção de óleo, o qual apresentou capacidade de adsorção igual a 462,8 mg.g-1, onde as interações entre o adsorbato e adsorvente é pautado em interações eletrostáticas e hidrofóbicas.
Externo à Instituição - DANIELLA CARLA NAPOLEÃO
Presidente - 2453534 - FABIOLA DIAS DA SILVA CURBELO