PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PPGEQ)

Banca de DEFESA: RENATA RODRIGUES MAGALHAES

DISCENTE: RENATA RODRIGUES MAGALHAES
DATA: 26/03/2018
LOCAL: Sala de Aula do PPGEQ
TÍTULO: OBTENÇÃO E AVALIAÇÃO DA REOLOGIA E TOXICIDADE DE UM FLUIDO DE PERFURAÇÃO DE BASE MICROEMULSIONADA
PALAVRAS-CHAVES: Fluido de perfuração; microemulsão; fluido microemulsionado e organofilização.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO: Na perfuracao rotativa, na qual as rochas sao perfuradas pela acao da rotacao e peso aplicadas a broca faz-se necessario a utilizacao, de forma continua, de um fluido de perfuracao. Tais fluidos apresentam diversas funcoes fundamentais para a realizacao dessa operacao, dentre elas o carreamento de cascalhos, a estabilidade do poco e a inibicao ao influxo. As lamas sinteticas, assim chamadas por conter como fase continua um liquido sintetico, se tornam indispensaveis para alguns tipos de perfuracao, principalmente para aquelas que apresentam condicoes extremas de temperatura e pressao (HTHP). Como tais fluidos apontam caracteristicas toxicas quando em contato com a biota e constante a busca de uma perspectiva mais sustentavel. Os sistemas microemulsionados mostram-se como potenciais componentes da fase continua de um fluido de perfuracao por serem estaveis termodinamicamente, espontaneos e de facil preparo. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e estudo de um fluido de perfuracao com base microemulsionada A/O. O procedimento experimental foi dividido em uma serie de etapas, sendo a primeira a escolha do tensoativo para compor a microemulsao, na qual a fase oleosa e a parafina e a fase aquosa e salmoura com 2% de NaCl. Dentre os tensoativos testados o Ultranex NP 40 se destacou pela sua capacidade de solubilizar em uma maior fracao a fase aquosa, sendo, entao, o escolhido para compor a microemulsao. Tal microemulsao possui maior fracao de fase oleosa e, com isso, o fluido de perfuracao tera caracteristicas de um fluido de base oleosa. A caracterizacao e o processo de organofilizacao do viscosificante, necessarios para fluidos de base oleosa, corresponderam a uma segunda fase dos experimentos. Atraves das caracterizacoes mineralogicas foi possivel confirmar que a amostra estudada se tratava de uma argila bentonitica sodica e devido a sua superficie hidrofilica, fez-se necessario a modificacao desta, por um processo organofilico. Dentre os tensoativos testados nesse processo estao o Twenn 80, Ultramina 150, Ultranex NP 40 e Praepagen, sendo esse ultimo o que apresentou maior espacamento basal e maior afinidade com o meio dispersante e, consequentemente, foi o escolhido para organofilizar a argila. O fluido proposto foi obtido apos a aditivacao da microemulsao com viscosificante e adensante. Por fim, foram estudadas as propriedades fisicas e quimicas do fluido, atraves de analises reologicas, teor de solidos, densidade e pH. A fim de avaliar a sua toxicidade foram realizados ensaios eco e fitotoxicologicos, os quais permitiram avaliar o efeito ambiental do fluido desenvolvido. Os resultados apresentaram um fluido microemulsionado de carater oleoso, com viscosidade adequada mesmo em condicoes HTHP, baixo teor de solidos, 10% e nao corrosivo, com pH=7,34. O fluido apresentou comportamento plastico e o Modelo de Bingham se ajustou de maneira significativa ao comportamento do fluido, para todas as temperaturas e pressoes estudadas. Os testes toxicologicos mostraram boa aceitabilidade para baixas concentracoes do fluido. No caso da ecotoxicidade a concentracao limitante foi de 300 mg/L e para a fototoxicidade o menor indice de germinacao (GI) foi de 45% para a concentracao de 500 mg/L. Resultados esses, ideais para fluidos oleosos, ja que o seu descarte e feito apenas quando impregnado aos cascalhos, e a fracao em excesso e, em geral, reaproveitada, se tornando reciclavel e mais economico.
Presidente - 1453020 - ALFREDO ISMAEL CURBELO GARNICA
Interno - 2453534 - FABIOLA DIAS DA SILVA CURBELO