PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: JEFFERSON RICARDO DO AMARAL MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEFFERSON RICARDO DO AMARAL MELO
DATA: 12/12/2018
LOCAL: CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
TÍTULO: CARACTERÍSTICAS DOS OUTROS RESULTADOS ABRANGENTES E SOFISTICAÇÃO DOS INVESTIDORES: UMA ANÁLISE SOBRE A PRECIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Anomalia. Investidores Institucionais. Outros Resultados Abrangentes. Precificação. Utilidade Informacional.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: O modelo de divulgacao dos outros resultados abrangentes (ORA) na demonstracao de desempenho, em detrimento de sua divulgacao apenas na demonstracao das mutacoes do patrimonio liquido, proposto pelos normatizadores FASB e IASB, e apoiado no argumento de que isso traria mais transparencia para o mercado e possibilitaria que os investidores percebessem manipulacoes de informacoes desses componentes patrimoniais, o que nao seria alcancado pelo modelo anterior. Entretanto, a volatilidade intrinseca, a falta de um mercado ativo como referencia para mensuracao do valor justo para alguns itens, somado a complexidade informacional dos componentes dos ORA, exigem que os investidores se atentem para aplicacao da taxa de desconto adequada ao risco nos seus fluxos de caixa esperados, e assim manter a precificacao dos ativos no seu valor fundamental. Todavia, a hipotese da revelacao incompleta (HRI) de Bloomfield (2002) defende que as estatisticas mais dispendiosas de extrair de dados publicos nao sao revelados no preco das acoes, somado a isso a teoria de Hirshleifer e Teoh (2003) mostra que a atencao dos investidores e uma funcao crescente dos seus custos de processamento das informacoes, sendo o mercado constituido por investidores com diferentes niveis de atencao. Dessa forma, a volatilidade e a falta de representacao fidedigna de alguns componentes dos ORA que nao possuem um mercado ativo, sao caracteristicas que prejudicam a utilidade informacional e podem elevar a percepcao de risco dos investidores menos atentos. Tais situacoes podem impactar em ma precificacao dos ORA e seus componentes. Nesse contexto, esta tese defende que a sofisticacao do investidor, entendida como a atencao em relacao a utilidade da informacao contabil, conduz a uma possivel ma precificacao dos outros resultados abrangentes e seus componentes. Assim o proposito desta pesquisa foi analisar a influencia da sofisticacao dos investidores, com foco nas caracteristicas dos ORA, no processo de precificacao da informacao. Para alcancar tal proposta utilizou-se uma amostra de 78 acoes de empresas, entre ON e PN, que negociaram na Brasil, Bolsa, Balcao (B3) no periodo de 2010 a 2016. Para os ORA, os resultados foram consistentes em achar que esses componentes sao mal precificados pelos investidores nao sofisticados e quando ha alta volatilidade podendo, no periodo da crise, obter retornos anormais positivos de ate 1,5% com estas estrategias de investimento. Os resultados revelaram tambem a ma precificacao por parte dos investidores sofisticados quanto aos componentes que nao possuem um mercado ativo como referencia para mensuracao do valor justo. Enquanto a ma precificacao dos nao sofisticados recaem sobre os componentes que possuem mercado ativo como referencia e quando ha alta volatilidade. As principais implicacoes desses resultados mostram que o modelo adotado atualmente para divulgacao dos ORA pode nao ter alcancado seus objetivos, uma vez que a maior evidencia dessas informacoes pode causar problemas de aumento do nivel de risco e ma precificacao desses componentes pelos investidores. Para minimizar esses problemas ou os reguladores mudam a forma de divulgacao ou adotam-se regulacoes que melhorem o ambiente informacional para que os investidores conhecam a natureza desses componentes patrimoniais e possam precifica-los de forma adequada, pois uma anomalia, sendo um problema de ma precificacao, pode gerar um ambiente propicio para manipulacao de informacoes, o que pode prejudicar a alocacao eficiente de recursos no mercado de capitais.
Externo à Instituição - ANDSON BRAGA DE AGUIAR
Externo à Instituição - ILÍRIO JOSÉ RECH