PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: TALITHA TUANE DE ANDRADE SARMENTO

DISCENTE: TALITHA TUANE DE ANDRADE SARMENTO
DATA: 06/12/2018
LOCAL: CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
TÍTULO: ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO DO SETOR PÚBLICO NO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Fundos de investimento; Desempenho e características dos fundos; Fundos do setor público. Fundos de varejo; Fundos institucionais.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: Alem das diferencas na gestao e nos determinantes dos fundos de investimento, que afetam de varias formas os seus resultados, o desempenho tambem pode ser afetado de acordo com sua clientela, ou seja, se os fundos vao ser ofertados para investidores de varejo ou institucionais. Porem, alem das definicoes de investidores, trazidas pela CVM na Instrucao 554, a qual define os investidores como investidores profissionais, qualificados e investidores de varejo, existem tambem os investidores que sao representados pelos entes publicos e, quando se trata do setor publico atuando como investidor, nao existe ainda uma regulacao clara. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar o desempenho e as caracteristicas dos fundos de investimento do setor publico no Brasil e compara-los com os fundos que sao ofertados para os outros tipos de investidores. O periodo selecionado para o estudo foi de outubro de 2015 a outubro de 2018. As categorias de fundos de renda fixa analisadas foram: Renda Fixa Duracao Baixa Soberano, Renda Fixa Duracao Livre Soberano e Renda Fixa Duracao Baixo Grau de Investimento. Uma vez coletadas as informacoes dos fundos, a amostra foi reorganizada em tres subamostras: fundos do setor publico, fundos institucionais e fundos de varejo. Essa reorganizacao corresponde a clientela a qual os fundos sao destinados. Para alcancar o objetivo do trabalho, foram analisados os desempenhos dos tres diferentes grupos de investidores por meio do alfa de Jensen, sendo feito duas regressoes para cada fundo da amostra, considerando o retorno liquido e bruto, para verificar os efeitos dos custos no desempenho. Em seguida, os alfas de Jensen foram utilizados como variaveis dependentes para analisar a relacao entre desempenho e taxa de administracao, captacao liquida, a quantidade de cotistas e tamanho, para cada tipo de investidor. A analise do desempenho, por meio da verificacao dos retornos e da analise dos alfas demonstrou que existe uma diferenca de performance entre os tres diferentes tipos de fundos. De maneira adicional, demonstrou que os fundos do setor publico, quando comparado aos outros tipos de investidores, apresentaram piores resultados. Na analise entre o desempenho e as caracteristicas dos fundos, pode-se observar que a variavel taxa de administracao foi negativa e estatisticamente significativa em todos os tipos de fundos, com os fundos do setor publico apresentando valores mais expressivos, por acreditar-se que esses investidores, da mesma forma dos investidores de varejo, nao tenham um elevado controle dos criterios de selecao de investimento. Ja em relacao a captacao liquida, a variavel so foi significante para os fundos de investimento de varejo. Na analise da variavel de tamanho, o patrimonio liquido foi significativo e positivo para os fundos institucionais e negativo para os fundos do setor publico, sugerindo que, nesse caso, o tamanho impacta negativamente a performance desses fundos, devido a maiores patrimonios gerarem problemas de liquidez.
Presidente - 1455546 - MARCIO ANDRE VERAS MACHADO
Externo à Instituição - ROBERT ALDO IQUIAPAZA COAGUILA