PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: DJONES DERKYAN TEIXEIRA DOS SANTOS

DISCENTE: DJONES DERKYAN TEIXEIRA DOS SANTOS
DATA: 25/02/2019
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: A INFLUÊNCIA DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DA POPULAÇÃO NA CONDIÇÃO FINANCEIRA DOS ESTADOS BRASILEIROS
PALAVRAS-CHAVES: Federalismo fiscal. Condição financeira governamental. Perfil socioeconômico.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: Este estudo teve como objetivo verificar a relacao entre o perfil socioeconomico da populacao e a condicao financeira governamental dos estados brasileiros. O embasamento teorico que da suporte a esta pesquisa esta pautado nas teorias do federalismo fiscal, na teoria da condicao financeira e na teoria da escolha publica, alem do aporte de estudos empiricos. Baseado nesses conceitos foi elaborada a hipotese de o perfil socioeconomico da populacao poder influenciar positivamente na condicao financeira dos entes subnacionais a nivel estadual, e adicionalmente, buscou-se verificar em que momento essa influencia se manifesta. Para mensurar a condicao financeira dos estados brasileiros utilizou-se o modelo proposto por Wang, Dennis e Tu (2007) e para medir o perfil socioeconomico da populacao foi adotado o Indice FIRJAN de desenvolvimento municipal como proxy, adaptada para representar os estados brasileiros. O estudo abrange os 26 estados brasileiros no periodo de 2005 a 2016. Para testar as hipoteses propostas utilizou-se a tecnica de regressao em dados em painel, visto que a amostra e composta por dados seccionais e temporais. Os resultados apontam que o perfil socioeconomico da populacao exerce influencia positiva sobre a condicao financeira dos estados brasileiros. A utilizacao da regressao quantilica para segregacao dos estados em grupos mais homogeneos indicou que o grupo com os menores indices da condicao financeira possuem coeficiente de determinacao mais representativo. Alem disso, verificou-se que essa influencia transcende a relacao direta (ano/ano) uma vez que o perfil socioeconomico dos anos anteriores tambem influencia na condicao financeira dos anos posteriores. Os resultados dos testes de temporalidade indicam que modelo com defasagem de um ano e o mais indicado para representar a relacao entre as variaveis. Nesse sentido a pesquisa sugere que a melhoria nos resultados do perfil socioeconomico da populacao contribui positivamente para a melhoria na condicao financeira governamental dos estados brasileiros e essa influencia se da numa base continua, considerando que o perfil socioeconomico da populacao de anos anteriores tambem afeta positivamente a condicao financeira dos estados em anos subsequentes.
Interno - 2069872 - JOSEDILTON ALVES DINIZ
Presidente - 2204250 - ROSSANA GUERRA DE SOUSA