PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: KALLYSE PRISCILA SOARES DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KALLYSE PRISCILA SOARES DE OLIVEIRA
DATA: 06/05/2019
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: RISCO DE INFORMAÇÃO, CUSTO DE CAPITAL PRÓPRIO E A INCERTEZA DO AMBIENTE INFORMACIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade da Informação Contábil; Assimetria de Informação; Custo do Capital Próprio; Ambiente Informacional.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: A divulgacao de informacoes contabeis e o custo de capital proprio das empresas e de interesse igualmente fundamental para diferentes agentes, desde academicos, reguladores ate os demais participantes do mercado. Nesse sentido, sao levantadas muitas discussoes sobre possiveis relacoes entre fatores de risco informacionais, relacionados a qualidade e a distribuicao da informacao, em relacao ao custo de capital proprio das organizacoes, sendo necessaria a distincao entre ambientes informacionais devido a incerteza do ambiente informacional. Considerando essa lacuna na literatura, esta tese pretende levar em consideracao que o ambiente informacional pode influenciar na relacao entre assimetria informacional, qualidade da informacao e custo de capital proprio, sendo assim, esta tese objetivou analisar a relacao existente entre o risco informacional, representado pela qualidade da informacao contabil e assimetria de informacao, e o custo de capital proprio de empresas de capital aberto diante da incerteza do ambiente informacional. Foram analisados 12 paises participantes do BRICS e G7, segundo classificacao do Fundo Monetario Internacional (FMI), em media, foram analisadas 4417 empresas, no periodo de 2010 a 2015, resultando em 26.500 observacoes. Os paises foram agrupados conforme os ambientes informacionais de Bloco Economico (emergentes e desenvolvidos) e Risco de Credito (maior e menor risco de credito). Foi utilizado o modelo do custo de capital implicito de Botosan e Plumlee (2013) para mensuracao do custo de capital proprio, utilizou-se Dechow et. al (2012) para mensuracao dos accruals discricionarios como proxy para qualidade da informacao contabil e para analise da assimetria informacional utilizou-se a cobertura de analistas, segundo Clarke e Shastri (2000). Os resultados da analise principal no que diz respeito ao confronto entre mercados desenvolvidos e emergentes, apresentam que a reducao da assimetria de informacao influencia o custo de capital proprio independente do ambiente informacional, por outro lado, a qualidade da informacao contabil isoladamente nao possui relacao com o custo de capital proprio, passando a influenciar quando analisada conjuntamente com a assimetria de informacao por meio de interacao das variaveis apenas nos paises de mercados desenvolvidos. Para o ambiente risco de credito, ao analisar a variavel da qualidade da informacao contabil os accruals discricionarios apresentam relacao positiva nos paises com maior risco de credito e negativa nos paises com menor risco de credito, condicionando os resultados das relacoes entre as variaveis ao ambiente informacional. A respeito da assimetria de informacao, os resultados sugerem que a assimetria de informacao por meio da cobertura dos analistas, tem relacao com o aumento do custo de capital proprio independente do ambiente informacional para o risco de credito. Para a variavel de interacao entre qualidade da informacao e assimetria informacional, os resultados apresentaram que a existencia de uma menor qualidade da informacao contabil conjuntamente com uma maior assimetria de informacao, proporciona o aumento do custo de capital proprio e esta relacao esta condicionada ao ambiente informacional do risco de credito.
Externo à Instituição - MARCELO ÁLVARO DA SILVA MACEDO
Presidente - 1455546 - MARCIO ANDRE VERAS MACHADO