PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: MARIA LUIZA FARIAS DINIZ

DISCENTE: MARIA LUIZA FARIAS DINIZ
DATA: 21/02/2020
LOCAL: Sala de videoconferência do CCSA
TÍTULO: ANÁLISE DA DIVULGAÇÃO DE CAPITAIS NÃO FINANCEIROS DO RELATO INTEGRADO
PALAVRAS-CHAVES: Relato Integrado; Capitais não Financeiros; Teoria da Divulgação; Teoria da Legitimidade.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: Nas últimas décadas, as empresas passaram a reagir de maneira diferenciada no que se refere ao reporte das suas informações às partes interessadas, passando a exigir mais do que apenas informações financeiras, pois, o interesse dos usuários por informações de natureza ambiental e social aumentaram. Para incentivar as empresas no que se refere à divulgação de informações não financeiras, o Relato Integrado (RI) foi criado em 2010 com o objetivo de desenvolver uma forma diferente de agir no tocante à evidenciação empresarial. O RI interliga as informações presentes nos relatórios empresariais, tornando-se o principal instrumento de divulgação das informações corporativas (financeiras e não financeiras), apresentando informações relevantes sobre as atividades das organizações. Esse novo modelo de relatório é composto por 6 (seis) capitais, a saber: financeiro; manufaturado; natural; humano; social e de relacionamento; e intelectual. Para a realização desta pesquisa, foram calculados e analisados a divulgação dos capitais não financeiros do RI de empresas pertencentes a 9 (nove) diferentes setores econômicos, considerando o período temporal de 2014 a 2018. As empresas participantes da pesquisa foram identificadas de acordo com a “Examples Database” do próprio Integrated Reporting . A pesquisa, quanto aos objetivos, classifica-se como exploratória e descritiva. No tocante aos procedimentos, é considerada uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa e quantitativa. Para o seu desenvolvimento, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, que vem a inovar as pesquisas nesta área, pois, foi realizada através da mineração de dados através do software “R”. Para a sua execução, foram identificadas, calculadas e analisadas as informações referentes aos capitais não financeiros do RI, de acordo com um checklist de palavras chave/relacionadas que são descritas diante as informações no framework de lançamento (Indicadores Chaves de Desempenho – KPIs), totalizando 34 (trinta e quatro) indicadores. Dessa forma, tem-se como resultado geral diante da divulgação dos capitais analisados que grande parte das organizações busca inserir em seus relatórios informações que se referem aos indicadores dos capitais não financeiros analisados. Na análise do índice de divulgação (ID), alguns setores econômicos possuíram seus resultados como máximo, que se refere a (100%), em vários indicadores dos capitais não financeiros do RI, se destacando dessa forma no tocante à divulgação voluntária disponibilizada nos relatórios organizacionais. Por fim, no que se refere às comparações dos setores econômicos com os indicadores de cada capital não financeiro analisado, têm-se os setores com maiores destaques em relação às maiores médias alcançadas, sendo o de energia, utilidade pública e saúde. De modo que as organizações que os compõem, disponibilizam, em um quantitativo maior que as demais, informações em seus relatórios que se referem aos indicadores chave de desempenho de acordo com as palavras relacionadas analisadas nesta pesquisa.
Presidente - 1331488 - ALDO LEONARDO CUNHA CALLADO
Externo ao Programa - 1346570 - ANA LUCIA DE ARAUJO LIMA COELHO