PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: FABIA JAIANY VIANA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIA JAIANY VIANA DE SOUZA
DATA: 27/02/2020
LOCAL: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
TÍTULO: COMPREENSIBILIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL POR USUÁRIOS TOMADORES DE DECISÃO
PALAVRAS-CHAVES: Compreensibilidade. Informação Contábil. Tomada de decisão.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: A Contabilidade pode ser visualizada como um processo de comunicação entre o contador e o usuário da informação. Para que essa comunicação possa existir e atingir seu objetivo de transmissão de mensagens com eficácia, se faz necessário que o emissor transmita uma mensagem que possa ser compreensível pelo receptor, devendo está alinhada com as suas necessidades e elaborada em linguagem clara e em formatos que tornem a evidenciação da mensagem transmitida direta e direcionada para o fim a que se destina. Os relatórios contábeis gerenciais são ferramentas de suporte indispensáveis para que os gestores possam analisar a situação atual das organizações, assim como projetar novas estratégias de atuação e mecanismos de controle para que as metas estabelecidas em seu planejamento possam ser atendidas. Diante disso, o objetivo geral dessa tese é avaliar a compreensibilidade da informação contábil de gestores públicos, a partir da leitura de um formato complementar de apresentação de informações mais acessível e seu reflexo na tomada de decisão. Para atingir esse objetivo, adotou-se como objetivos específicos: verificar a necessidade informacional para a tomada de decisão dos gestores pesquisados; identificar qual é a forma de apresentação e o meio de transmissão mais adequado para as informações contábeis serem apresentadas aos respondentes; analisar para quais fins são utilizadas as informações contábeis no cotidiano dos pesquisados; identificar os pontos favoráveis e desfavoráveis sobre a leitura da informação contábil no formato de apresentação proposto na pesquisa, conforme opinião dos gestores. Com base em literatura anterior sobre o formato de apresentação das informações contábeis e da teoria da comunicação e da teoria da carga cognitiva, temos a tese de que ao tratar informações contábeis através de um formato complementar mais acessível, os gestores públicos são capazes de compreender melhor as informações contábeis e posteriormente ter mais uso dela para tomada de decisãoA tese classifica-se como um estudo multicaso, exploratório e descritivo com abordagem qualitativa. O campo de estudo da pesquisa correspondeu a 7 campus do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Para coleta de dados foram aplicados dois instrumentos de pesquisa, compostos de um questionário e outro formado por cenários de tomada de decisão, para que pudesse analisar a percepção dos respondentes diante da leitura da informação contábil em dois formatos de apresentação. Como técnica de análise dos dados será utilizada a análise de conteúdo, juntamente com o software Iramuteq. Os resultados revelaram que os gráficos estão entre as ferramentas de acessibilidade mais mencionadas entre os participantes do estudo, sendo aquela que mais facilita a compreensão das informações contábeis utilizadas no relatório estratégico. Constatou-se opinião de respondentes que visualizaram que poderia se associar o áudio com outro elemento de acessibilidade ou, ainda, um grupo que não foi favorável a implantação desse tipo de forma de apresentação. Ainda foi possível observar, sugestões para incorporar a utilização de projeções nas séries históricas das informações contábeis transmitidas, assim como, o uso de texto narrativo para complementar as informações de execução orçamentária apresentadas nas etapas de quadros e gráficos. No caso dos respondentes da pesquisa, o recurso cognitivo visual foi aquele que teve uma maior aceitação pelos gestores.
Externo ao Programa - 1346570 - ANA LUCIA DE ARAUJO LIMA COELHO
Interno - 461.469.894-87 - ANTONIO ANDRE CUNHA CALLADO - UFRPE