PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: FILIPE COELHO DE LIMA DUARTE

DISCENTE: FILIPE COELHO DE LIMA DUARTE
DATA: 07/12/2016
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
TÍTULO: QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL E CARACTERÍSTICAS DAS FIRMAS: Uma análise por equações estruturais
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade da informação contábil. Característica das firmas. Equações estruturais.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: O objetivo deste trabalho foi analisar como se dao as relacoes entre a qualidade da informacao contabil e as caracteristicas das firmas. Buscou-se alcancar este objetivo atraves da formulacao de um modelo por equacoes estruturais baseado nas evidencias apresentadas revisao da literatura acerca da qualidade da informacao contabil e as caracteristicas das firmas. A amostra empregada neste estudo contou com as firmas que negociaram acoes no mercado norte americano de capitais no periodo de 1985 a 2015. Utilizaram-se como proxies da qualidade da informacao contabil variaveis consolidadas conforme Dechow, Ge e Schrand (2010), as quais foram o gerenciamento de resultados pelo modelo de Paulo (2007), qualidade dos accruals (DECHOW; DICHEV, 2002) e value relevance pelo modelo de precos (COLLINS; MAYDEW; WEISS, 1997), enquanto que para a caracteristica das firmas utilizou-se o endividamento total e o tamanho das firmas. Os resultados iniciais apontaram, de modo geral, que para as proxies qualidade dos accruals e value relevance as relacoes das caracteristicas das firmas apresentaram-se de acordo com as evidencias da literatura (DECHOW; GE; SCHRAND, 2010), ao passo que para os gerenciamento de resultados, a relacao do tamanho da firma se mostrou positiva, contrariando a literatura. No que diz respeito a mensuracao da qualidade da informacao como variavel latente, isto e, incorporando todas as dimensoes anlisadas nao alcancaram os requisitos estatisticos satisfatorios, de acordo com Maroco (2010), para validacao do modelo testado. Sendo assim, mensurar a qualidade da informacao contabil agregando as diversas dimensoes conjuntamente atraves de um construto, nao produz os efeitos capazes de explicar a qualidade da informacao contabil como variavel latente. De outro modo, de acordo com as condicoes empregadas na metodologia deste estudo, nao se observou vantagens de mensurar os fatores da qualidade da informacao contabil por fatores latentes, mesmo que as caracteristicas das firmas tenham impactado de maneira a corroborar as evidencias da literatura, ou seja, firmas maiores produzem informacoes contabeis de maior qualidade, enquanto que as companhias mais endividadas apresentam menores niveis de qualidade da informacao contabil.
Presidente - 2286518 - EDILSON PAULO
Interno - 1775506 - ORLEANS SILVA MARTINS