PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: THIAGO JOSE SILVA PENA

DISCENTE: THIAGO JOSE SILVA PENA
DATA: 27/03/2017
LOCAL: CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA
TÍTULO: DETERMINANTES DA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE DAS EMPRESAS LISTADAS NO DOW JONES SUSTAINABILITY WORLD INDEX E NO INDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DA BM&BOVESPA
PALAVRAS-CHAVES: Sustentabilidade Empresarial; Tamanho; Endividamento; Rentabilidade; Capacidade Financeira.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: A sustentabilidade e um anseio que a sociedade vem buscando para garantir qualidade e perpetuidade de seus recursos, assim sendo, as companhias por meio de sua gestao, devem buscar formas de se adequar a essa postura. Uma postura mais voltada ao desenvolvimento sustentavel e rentavel pois fomenta a geracao de receitas atraves da oferta de produtos melhores e permite a criacao de novos modelos de negocios. O presente trabalho buscou analisar quais os determinantes da sustentabilidade empresarial utilizando como proxy para sustentabilidade a listagem no Dow Jones Sustainability World Index e no Indice de Sustentabilidade Empresarial da BM&BOVESPA. Foram utilizadas duas amostras distintas, uma para o DJSI e outra para o ISE, tal segregacao foi necessaria em virtude de criterios diferentes para a presenca em cada indice. Atraves de modelos de regressao logistica, onde a variavel dependente foi aparticipacao nos indices de sustentabilidade, testou-se as hipoteses de que o tamanho da empresa,o nivel de endividamento, a capacidade financeira; a rentabilidade e as oportunidades de crescimento sao determinantes para o nivel de desempenho sustentavel. Nos modelos onde utilizou-se a presenca no DJSI como proxy para desempenho sustentavel, observou-se que o tamanho da empresa apresentou-se positivamente relacionado com o desempenho sustentavel. Quando analisada a rentabilidade, apenas a proxy ROE mostrou-se relevante para determinar a performance sustentavel, indicando que empresas mais lucrativas sao mais sustentaveis. Para a amostra que utilizou a presenca no ISE como proxy para sustentabilidade os resultados apontaram que o tamanho e a rentabilidade foram determinantes do desempenho sustentavel, apresentando uma relacao positiva., confirmando os resultados obtidos na amostra do DJSI. As oportunidades de crescimento mostraram-se positivamente relacionadas com o desempenho sustentavel apenas quando foram representadas pelo crescimento das receitas.
Presidente - 1353967 - RENATA PAES DE BARROS CAMARA
Interno - 1331488 - ALDO LEONARDO CUNHA CALLADO