PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC)

Banca de DEFESA: THAMIRYS DE SOUSA CORREIA

DISCENTE: THAMIRYS DE SOUSA CORREIA
DATA: 02/02/2018
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
TÍTULO: GOVERNANÇA CORPORATIVA, PRINCÍPIOS GLOBAIS DE CONTABILIDADE GERENCIAL E CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL DE EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO
PALAVRAS-CHAVES: Governança Corporativa. Princípios Globais de Contabilidade Gerencial. Código de Ética Empresarial.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO: A pesquisa teve como objetivo verificar as relacoes da Governanca Corporativa com os Principios Globais de Contabilidade Gerencial (PGCG) e o Codigo de Etica Empresarial (CEE) de empresas brasileiras de capital aberto. Quanto a metodologia, foram coletados dados de empresas que negociaram acoes na Brasil, Bolsa e Balcao (B3) a partir do banco de dados da Comdinheiro, formularios de referencia, website das empresas, website da Comissao de Valores Mobiliarios (CVM), website da B3, relatorios da administracao, relatorios anuais, demonstracoes financeiras padronizadas, relatorios de sustentabilidade e codigos de etica ou conduta empresarial. Para tanto, no que tange as variaveis dependentes, foram construidos indices para representar os PGCG (IPGCG) e indices referentes ao CEE (ICEE). As variaveis independentes sao o Conselho de Administracao (Tamanho do Conselho; Sexo do presidente; Independencia; Chairman/CEO; Idade; e, Reunioes do Conselho), Estrutura de Propriedade e Controle (Media anual do percentual de acoes totais do maior acionista; e, Porcentagem de acoes ordinarias do maior acionista) e Remuneracao de Executivos (Remuneracao total, Remuneracao Fixa e Remuneracao Variavel da Diretoria Executiva). Para identificar as relacoes entre Governanca Corporativa e IPGCG foram estimados modelos de regressao em dados em painel de efeitos fixos com robustez, e efeitos aleatorios (periodo de 2010 a 2016). Por outro lado, para identificar as relacoes entre Governanca Corporativa e ICCE a tecnica utilizada foi a cross-section (ano de analise foi 2016) e o modelo escolhido foi o Minimo Quadrado Ordinario (MQO). Os resultados mostram que todos os seis indicadores referentes ao Conselho de Administracao sao fatores explicativos do IPGCG, em especial a independencia, que apresentou maiores coeficientes: 20,58% (Nivel 1), 12,92% (Nivel 2) e 7,23% (Novo Mercado). Com isso, um conselho independente influencia de maneira positiva nas informacoes gerenciais que compuseram o IPGCG, gerando e preservando valor para as companhias selecionadas. Ao passo que, a Estrutura de Propriedade impactou de maneira negativa no IPGCG, embora apenas para a amostra de empresas listadas no segmento Nivel 2 e com coeficiente pouco representativo. A remuneracao fixa tambem explica o IPGCG, isso por que e o meio de pagamento para executivos mais usual no Brasil. Ademais, o tamanho do conselho, a independencia e o numero de reunioes explicam de forma positiva o ICEE, bem como a cumulacao dos cargos de presidente do conselho e CEO influencia de maneira negativa no ICEE, ou seja, impactando negativamente no CEE, que por sua vez representa a gestao, as caracteristicas dos negocios e a postura etica de gestores e altos executivos.
Interno - 1331488 - ALDO LEONARDO CUNHA CALLADO
Externo à Instituição - CLÁUDIO DE ARAÚJO WANDERLEY